Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91315
Título: | A influência da leitura à primeira vista no desenvolvimento do percussionista – estratégias para uma prática regular e sistematizada no contexto do ensino especializado da música |
Outro(s) título(s): | The influence of sight-reading in the percussionist’s development – strategies for a regular and systematic pratice in the context of specialized music education. |
Autor(es): | Ramos, Henrique Miguel Sousa |
Orientador(es): | Aroso, Nuno |
Palavras-chave: | Estratégias de estudo Leitura à primeira vista Percussão Programas curriculares Curricular plans Percussion Practice strategies Sight-reading |
Data: | 31-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio descreve o Plano de Intervenção Pedagógica realizado no ano letivo
2021/2022, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, e integrado no Mestrado em
Ensino de Música da Universidade do Minho. O estágio desenvolveu-se nas aulas de Instrumento –
Percussão (grupo de recrutamento M16) e nas aulas de Classe de Conjunto – Música de Câmara (M32).
O projeto teve como principal foco a exploração da leitura à primeira vista no contexto da Percussão e
procurou-se compreender a influência que uma prática regular e sistematizada desta competência pode
ter no desenvolvimento do percussionista. Partindo da investigação concretizada, com revisão de
literatura sobre o tema, não só na Percussão como em outros contextos instrumentais, o plano de
intervenção foi delineado tendo em vista sensibilizar os alunos para a prática e desenvolvimento desta
competência, as possibilidades que a mesma pode oferecer, bem como os benefícios associados, dar a
conhecer estratégias para o seu desenvolvimento com o intuito de capacitar os alunos a serem mais
autónomos e eficientes no seu estudo e trabalho do dia-a-dia, com a utilização da leitura à primeira vista
como ferramenta.
Foram recolhidos dados através de questionários aplicados aos alunos que participaram neste projeto e
a professores de Percussão no ensino especializado da música de todo o país. O principal obstáculo
apontado pelos docentes relativamente à prática e desenvolvimento da leitura à primeira vista nas suas
aulas é a falta de tempo relativamente ao estudo e preparação dos conteúdos programáticos
estabelecidos pelas instituições. Com um consenso que se estendeu desde alunos a professores,
concluiu-se que a inclusão de uma prática regular da leitura à primeira vista revela inúmeros benefícios,
entre eles, uma maior rapidez na aprendizagem/preparação de repertório, desenvolvimento da leitura
musical, maior autonomia e eficiência no estudo, maior domínio e conhecimento do instrumento, melhor
desempenho/performance no geral, entre outros. This internship report describes the pedagogical intervention plan carried out in the academic year 2021/2022, at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Braga, and integrated into the Master in Music Education at the University of Minho. The internship took place in Instrument - Percussion classes (recruitment group M16) and in Ensemble Class - Chamber Music classes (recruitment group M32). The project's main focus was the exploration of sight-reading in the context of Percussion and sought to understand the influence that a regular and systematic practice of this skill can have on the development of the percussionist. Starting from the research carried out, with a literature review on the subject, not only in Percussion but also in other instrumental contexts, the intervention plan was designed with a view to sensitizing students to the practice and development of this competence, the possibilities that it can offer, as well as the associated benefits, to present strategies for its development in order to enable students to be more autonomous and efficient in their study and day-to-day work, using sight-reading as a tool. Data was collected through questionnaires applied to students who participated in this project and to percussion teachers from specialized music education across the country. The main obstacle pointed out by teachers in relation to the practice and development of sight-reading in their classes was the lack of time in relation to the study and preparation of the curriculum established by the institutions. With a consensus that extended from students to teachers, it was concluded that the inclusion of a regular practice of sight-reading reveals numerous benefits, among them, a faster learning/preparation of repertoire, development of musical reading, greater autonomy and efficiency in the study, greater mastery and knowledge of the instrument, better performance in general, among others. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91315 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Henrique Miguel Sousa Ramos.pdf | Relatório de estágio | 7,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons