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TítuloO canto e as suas características como ferramenta pedagógica no ensino do violino
Outro(s) título(s)Singing and its characteristics as a pedagogical tool in violin teaching
Autor(es)Rasteiro, Rui Manuel Mendes de Seiça
Orientador(es)Walton, Eliot Alexander Lawson
Palavras-chaveEnsino
Violino
Canto
Respiração
Vogais e consoantes
Education
Violin
Singing
Breathing
Vowels and consonants
Data31-Jan-2023
Resumo(s)Dentro da multiplicidade de metodologias, ferramentas e estratégias de ensino, o canto sempre teve destaque nas grandes escolas de violino, desde a escola franco-belga à escola russa. Não sendo a aplicabilidade do canto uma novidade no ensino instrumental, mesmo dentro do contexto específico do violino, existem outras matérias ligadas ao canto que também merecem a sua atenção e têm potencial pedagógico, embora ainda muito pouco explorado. Dentro das dificuldades sentidas pelos alunos de violino, a afinação, o relaxamento muscular e a expressividade são sempre áreas de particular arduidade. O projeto de intervenção pedagógica tentou fazer um levantamento do potencial pedagógico do canto, da respiração e do uso das vogais e consoantes no ensino do violino e que resultados se podem obter com esta abordagem, bem como em que circunstâncias a aplicar. Através da investigação-ação conseguiram-se dados muito relevantes na sua dimensão investigativa, que contou com inquéritos a alunos e professores bem como grelhas de observação das aulas, e resultados positivos na sua dimensão interventiva, também com inquéritos e com planificações de aulas. O canto, que provém do instrumento primário do ser humano – a voz, teve a capacidade de clarificar imagens técnico-expressivas que ajudaram os alunos na sua interpretação geral. A respiração, uma das fontes primordiais da vida, ajudaram no relaxamento muscular, bem como na preparação de entradas musicais e sentido de fluidez frásica. Por último, as vogais e consoantes ajudaram o canto a criar uma imagem mais aproximada do pretendido na execução instrumental, sobretudo ao nível da articulação. Com as suas limitações, há ainda muito para explorar nestas temáticas, tanto ao nível da sua aplicabilidade como ao nível do registo dos seus benefícios.
From the wide range of methodologies, tools and strategies of violin teaching, singing has always been highlighted in the great violin schools, from de Franco-Belgian to the Russian school. While the applicability of singing is not a novelty in instrumental teaching, even within the specific context of the violin, there are other subjects related to singing that deserve their attention and have pedagogical potencial, although still very little explored. Among the difficulties felt by violin students, intonation, muscular relaxation and expressiveness are always areas of particular arduousness. The pedagogical intervention project tried to survey the pedagogical potential of singing, breathing and the use of vowels and consonants in violin teaching and what results can be obtained with this approach, as well as in what circumstances to apply it. Through action-research, very relevant data was obtained in its investigative dimension, which included surveys of students and teachers as well as classroom observation grids, leading to positive results in its interventional dimension, accompanied by surveys and lesson planifications. Singing, beeing the primary instrument of the human being – the voice, had the ability to clarify technical-expressive images that helped students in their general interpretation. Breathing, one of the primary sources of life, helped muscles relax, the preparation of musical cues and also helped giving a sense of fluidity in musical phrases. Finally, the vowels and consonants helped creating, through singing, an image closer to the instrumental execution intention, especially in terms of articulation. With its limitations, there is still much to explore in these themes, both at the level of its applicability as well as in recording its benefits.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91314
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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