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dc.contributor.advisorCapela, José Manuel do Couto Ramospor
dc.contributor.authorBorlido, Ana Catarina Antunespor
dc.date.accessioned2024-05-08T15:03:23Z-
dc.date.available2024-05-08T15:03:23Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.date.submitted2024-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91293-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitetura, Cultura Arquitetónicapor
dc.description.abstractEste trabalho trata da influência da forma arquitetónica/ceno gráfica nas narrativas cinematográficas, bem como essa forma tem efei to emocional no espectador, tomando como referência a série Squid Game: Round 6, lançada a 17 de setembro de 2021. Uma das séries de maior audiência da Netflix, Squid Game conta a história de um grupo de 456 pessoas profundamente endividadas que são persuadidas a jogar um jogo de sobrevivência em troca de 45,6 bilhões de Won (cerca de 31,5 milhões de euros). Além do suspense, da conexão estabelecida entre personagem e espectador, da divisão socioeconómica, das con tradições da sociedade contemporânea e da nostalgia, quase universal, através dos jogos infantis, considera-se sobretudo a arquitetura “sur real” presente ao longo de cada episódio, que vai desempenhar um papel fundamental para a relação empática dos espectadores com os próprios jogadores. Na série, os espaços são criados de forma distin ta, desde pequenos cenários de estúdio a grandes cenários exteriores. Exemplifica-se assim, a partir da análise dos cenários criados para a série, a importância da arquitetura enquanto contributo efetivo para as emoções numa obra cinematográfica.por
dc.description.abstractThis work deals with the influence of architectural/scenographic form on cinematic narratives, as well as how this form has an emotional effect on the viewer, taking as a reference the series Squid Game: Round 6, released on September 17, 2021. One of Netflix’s top-rated series, Squid Game tells the story of a group of 456 deeply indebted people who are persuaded to play a survival game in exchange for 45.6 billion Won (around 31.5 million euros). In addition to the sus pense, the connection established between character and viewer, the socio-economic divide, the contradictions of contemporary society and the almost universal nostalgia for children’s games, the “surreal” ar chitecture present throughout each episode is particularly important, playing a key role in the viewers’ empathetic relationship with the players themselves. In the series, spaces are created in different ways, from small studio sets to large outdoor sets. By analyzing the sets crea ted for the series, we can demonstrate the importance of architectu re as an effective contribution to emotions in a cinematographic work.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEspaço cénicopor
dc.subjectConto de fadas assustadorpor
dc.subjectEscada partidapor
dc.subjectHiper-realismopor
dc.subjectScenic spacepor
dc.subjectScary fairy talepor
dc.subjectBroken ladderpor
dc.subjectHyper-realismpor
dc.titleOs cenários da série Squid Game: Round 6 entre fantasia e medopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203572254por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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