Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91262
Título: | A mudança concetual em “Estudo do Meio” e em “História e Geografia de Portugal” |
Outro(s) título(s): | Conceptual change in Environment Study and in a History and Geography of Portugal |
Autor(es): | Sá, Ana Margarida Monteiro de |
Orientador(es): | Abay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costa |
Palavras-chave: | Conceções prévias Ensino da Geografia Mudança concetual Conceptual change Learning geography Previous conceptions |
Data: | 29-Dez-2022 |
Resumo(s): | No âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido o presente
relatório de estágio, com o objetivo de adquirir os requisitos para a obtenção de grau Mestre em Ensino
do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino
Básico.
No total, a prática pedagógica teve uma duração de trinta semanas, entre outubro de 2021 e junho
de 2022. Esta prática esteve dividida entre catorze semanas no 1º Ciclo do Ensino Básico e dezasseis
semanas no 2º Ciclo do Ensino Básico. No contexto do 1º ciclo do Ensino Básico a prática incidiu numa
turma de 3º ano de escolaridade e no 2º ciclo do Ensino Básico incidiu em duas turmas, uma de 5º ano
e outra do 6º ano de escolaridade em História e Geografia de Portugal.
Neste sentido, o presente relatório descreve um projeto de intervenção pedagógica, cuja temática
consiste na mudança das conceções prévias dos alunos em Geografia do 1º ciclo e do 2º ciclo do ensino
básico, tendo sido orientado por alguns objetivos que se pretendeu ver respondidos de forma adequada
e objetiva. Para tal, foram delineadas algumas estratégias de ensino enriquecedoras que procuraram
aferir o conhecimento prévio dos alunos e o desenvolvimento desses mesmos conhecimentos, de forma
a promover o desenvolvimento das aprendizagens.
A principal conclusão que se retira dos resultados obtidos desta intervenção pedagógica é que a
maioria dos alunos envolvidos neste estudo possui conhecimentos prévios gerais sobre os diversos temas
a serem trabalhados em sala de aula, mas estes conhecimentos não são devidamente fundamentados.
Por isso, essa fundamentação é adquirida ao longo do processo de ensino-aprendizagem aquando do
aprofundamento desses mesmos conhecimentos. Ou seja, os conhecimentos prévios são a base do
conhecimento que os alunos possuem e que são posteriormente didaticamente trabalhados. Também se
pode concluir que a maioria dos alunos possui um pensamento crítico, observador e perspicaz no que à
abordagem da Geografia e de fenómenos geográficos diz respeito. Within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, this internship report was developed, with the aim of acquiring and implementing the requirements for obtaining a Master’s degree in Teaching in the 1st cycle of Elementary Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Elementary Education. In total, the pedagogical practice lasted for (total number of weeks) between October 2021 and June 2022. This practice was divided between fourteen weeks in the 1st cycle of Elementary Education and sixteen weeks in the 2nd cycle of Elementary Education. In the 1st cycle the practice focused on a 3rd grade class and in the 2nd cycle it focused on two classes, one of the 5th year and the other of the 6th year of schooling in History and Geography of Portugal. In this sense, this report is part of a pedagogical intervention project, whose topic is the change students' preconceptions in Geography in the 1st cycle and 2nd cycle of elementary education, having been guided by some objectives that intend to be answered in an adequate and objective way. To this end, it was made up of some enriching teaching strategies that seek the students' prior knowledge and the development of this same knowledge, in order to promote learning development. The conclusion that can be drawn from the results obtained from this pedagogical intervention is based on the fact that most students have general prior knowledge about the various topics they are confronted with, but it is not substantiated. Therefore, this reasoning is acquired throughout the teaching learning process by deepening this knowledge. In other words, prior knowledge is the basis of knowledge that students possess and which is subsequently solidified. It can also be concluded that most students have a critical, observant and insightful development that allows them to observe, throughout their life path, all the positive and negative aspects they may possibly face. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91262 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Margarida Monteiro de Sa.pdf | Relatório de estágio | 5,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons