Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91250

TítuloA intertextualidade como mecanismo auxiliador na formação do leitor: um estudo de caso com alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Intertextuality as an auxiliary mechanism for the formation of the reader: a case study with students from the 1st and 2nd Cycle of Basic Education
Autor(es)Silva, Sara Diana Fontes Marques da
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveAdaptações literárias
Clássicos
Intertextualidade
Lobo ibérico
Classics
Iberian wolf
Intertextuality
Literary adaptations
Data30-Nov-2022
Resumo(s)O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, reúne vários aspetos de um trabalho de investigação concretizado em contexto de 1.º e de 2.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o desenvolvimento de competências ao nível da ativação e fertilização dos quadros de referência intertextuais. O crescente reconhecimento do domínio adequado dos mecanismos da intertextualidade em contexto educativo, concebido como uma ferramenta importante na potencialização do sucesso educativo, assim como também a constatação de um hábito muito enraizado de leituras isoladas e singulares em sala de aula, sem se verificar as conexões intertextuais com outras obras, estiveram, em certa medida, na origem da escolha do tema. Em ambos os contextos educativos, foi possível verificar significativas dificuldades na identificação de conexões intertextuais, ao qual podemos acrescentar ainda o aparente desinteresse da turma do 2.º Ciclo pela leitura. A intervenção em sala de aula centrou-se na verificação das redes intertextuais de várias adaptações literárias, objetos estéticos de qualidade consensualmente reconhecida, originando um estudo das várias configurações da personagem Lobo Mau nas diferentes obras. Este estudo permitiu ainda a articulação com a criação de conhecimentos acerca do lobo ibérico, realizando se uma interligação entre diferentes áreas curriculares, perspetivando uma aprendizagem de caráter interdisciplinar. O método investigativo para este projeto foi o método de estudo de caso e os dados foram recolhidos através da observação participante, dos diários de aula, dos trabalhos realizados pelos alunos e de registos fotográficos. A verificação de uma melhoria da compreensão de textos veio dar a conhecer alguns dos benefícios do estudo das conexões intertextuais em sala de aula. De igual forma, o estudo do lobo ibérico, espécie em perigo de extinção, revelou-se fundamental para a criação de uma maior sensibilidade, consciência e pensamento crítico sobre as questões ambientais.
This report, developed within the scope of the Supervised Teaching Practice, brings together several aspects of a research work carried out in the context of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, aiming to develop skills in terms of activation and fertilization of intertextual reference frames. The growing recognition of the adequate mastery of the mechanisms of intertextuality in an educational context, conceived as an important tool in the enhancement of educational success, as well as the realization of a deep rooted habit of isolated readings in the classroom, without checking the intertextual connections with other works, were, to a certain extent, at the theme’s choice origin. In both educational contexts, it was possible to verify significant difficulties in identifying intertextual connections, to which we can also add the apparent lack of interest of the 2nd cycle class in reading. The intervention in the classroom focused on the verification of the intertextual networks of several literary adaptations, aesthetic objects of consensually recognized quality, giving rise to a study of the various configurations of the Lobo Mau character in the different works. This study also allowed the articulation with the creation of knowledge about the Iberian wolf, making an articulation between different curricular areas, with a view to interdisciplinary learning. The investigative method for this project was the case study method and data was collected through participant observation, class diaries, students' work and photographic records. The verification of an improvement in text comprehension revealed some of the benefits of studying intertextual connections in the classroom. Likewise, the study of the Iberian wolf, a species in danger of extinction, proved to be fundamental for the creation of greater sensitivity, awareness and critical thinking about environmental issues.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91250
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Diana Fontes Marques da Silva.pdfRelatório de estágio10,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID