Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91227

TítuloA aprendizagem da História, no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, através do Património Imaterial de Guimarães: lendas, tradição oral e recriação histórica
Outro(s) título(s)Learning History, in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, through the Intangible Heritage of Guimarães: legends, oral tradition and historical recreation
Autor(es)Pereira, Sofia Daniela Rodrigues
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveLenda
Património imaterial
Património local
Recriação histórica
Tradição oral
Legend
Intangible heritage
Local heritage
Historical recreation
Oral tradition
Data20-Jul-2022
Resumo(s)O estudo que aqui se apresenta foi desenvolvido em contexto de intervenção pedagógica supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2º. Ciclo do Ensino Básico. Devido à Pandemia do Covid 19, foi implementado apenas no 1º. CEB numa turma do 4.º ano e no 2.º CEB construídas as propostas de implementação, mas não aplicadas na turma do 5.º ano onde se realizou o estágio. Com este projeto procurou-se compreender de que modo os alunos desenvolvem o seu processo de aprendizagem histórica tendo por base o património imaterial da sua localidade (Guimarães), através da exploração de lendas, tradições orais e recriações históricas, e de um processo de ensino aprendizagem construtivista. Os dados foram recolhidos através de várias técnicas e instrumentos como, a observação direta, sistemática e participante, notas de campo, fichas de levantamentos das ideias prévias, trabalhos realizados pelos alunos, bem como, através de instrumentos avaliativos: grelhas de registo de competências, fichas de autorregulação das aprendizagens e fichas de metacognição, posteriormente analisados e categorizados tendo por base a metodologia da Grounded Theory. O projeto permitiu concluir que o Património Imaterial Local, pode ter um papel fundamental no Ensino da História no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, pois, é possível criar-se uma consciência histórica nos alunos partindo do contacto e análise de fontes patrimoniais, quando tratadas como evidências históricas. Neste caso particular, o recurso ao Património Imaterial Local – Lendas, tradição oral e recriação histórica – mostrou-se eficaz no desenvolvimento de cognição e inferência histórica dos alunos pois, permitiu que estes fossem capazes de atribuir uma significância ao património imaterial para uma melhor compreensão da história local e nacional, diminuindo a distância espácio-temporal existente entre o tempo presente e o passado. Tudo isto deu-se através da pesquisa, da reflexão, da criação de espírito crítico, do saber histórico-científico, e de um envolvimento ativo na construção do saber.
The study presented here was developed in the context of supervised pedagogical intervention within the scope of the Master in Teaching of the 1st. Cycle of Basic Education and Teaching of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd. Basic Education Cycle. Due to the Covid 19 Pandemic, it was only implemented in the 1st. CEB in a 4th year class and in the 2nd CEB the implementation proposals were built, but not applied in the 5th year class where the internship took place. With this project, we sought to understand how students develop their historical learning process based on the intangible heritage of their locality (Guimarães), through the exploration of legends, oral traditions and historical recreations, and a teaching process constructivist learning. Data were collected through various techniques and instruments such as direct, systematic and participant observation, field notes, survey sheets of previous ideas, work carried out by students, as well as, through evaluative instruments: grids for registering competences, learning self-regulation sheets and metacognition sheets, later analyzed and categorized based on the Grounded Theory methodology. The project made it possible to conclude that the Local Intangible Heritage can play a fundamental role in the Teaching of History in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, as it is possible to create a historical awareness in students from the contact and analysis of heritage sources, when treated as historical evidence. In this particular case, the use of Local Intangible Heritage - Legends, oral tradition and historical recreation - proved to be effective in the development of students' cognition and historical inference, as it allowed them to be able to attribute significance to the intangible heritage for a better understanding. of local and national history, reducing the spatio-temporal gap between the present and the past. All this took place through research, reflection, the creation of a critical spirit, historical-scientific knowledge, and an active involvement in the construction of knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91227
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Daniela Rodrigues Pereira.pdfRelatório de estágio2,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID