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TítuloFormar leitores num contexto de confinamento social. Projeto de intervenção e investigação numa turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Training readers in a context of social confinement. Intervention and research project in a class of the 2nd Cycle of Basic Education
Autor(es)Ferreira, Maria João Azevedo
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveConfinamento social
Crianças
Ensino à distância
Leitura
Social confinement
Children
Distance learning
Reading
Data9-Jun-2022
Resumo(s)Depois das alterações que a Covid-19 exigiu, os alunos, em situação de processo de ensino aprendizagem, tiveram a necessidade de modificar os seus hábitos e a leitura não ficou indiferente. Com a mudança de rotina, os mais novos viram-se obrigados a substituir atividades dadas como adquiridas por outras. Este relatório tem como objetivo analisar a alteração dos hábitos de leitura num contexto de confinamento social, verificar se práticas se mantêm ou melhoram, assim como equacionar estratégias para formar leitores neste contexto. Ele apresenta um projeto de intervenção e investigação desenvolvido numa turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico (5º ano de escolaridade). O projeto sustentou-se numa metodologia de investigação-ação, seguindo as etapas de planificação, ação, observação e reflexão. Em termos organizacionais, o relatório é composto por cinco capítulos na sequência de uma introdução: 1. Caracterização do contexto educativo e dos alunos que o integraram; 2. Fundamentação teórica e contextual; 3. Metodologia; 4. Verificação e análise de dados; 5. Considerações finais. Em termos gerais, este relatório verificou mudanças muito positivas na vida das crianças, como leitoras, tendo permitido que elas refletissem sobre a importância da leitura independentemente do espaço e do suporte em que ela é a realizada.
After the changes that Covid-19 required, students, in a process of learning, had to modify many of their habits, including their reading habits. Established routines changed and children were forced to replace recurrent “set in stone” activities with new ones. This study aims to analyse literary reading habits changes in a context of social confinement, verifying whether practices are maintained or improved, as well as providing adequate strategies to training readers with this context. This report presents an intervention and research project in an educational context: middle education (5th year). The project was supported by a research - action methodology, following the steps of planning, action, observation, and reflection. In organizational terms, this report is composed of five chapters following an introduction: 1. Characterization of the educational context and of the students who were part of it; 2. Theoretical and contextual foundations; 3. Methodology; 4. Verification and analysis of data; 5. Concluding remarks. In general terms, this report found very positive changes in the lives of children, as readers, having allowed them to reflect on the importance of reading regardless of the space and support in which it is performed
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91226
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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