Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91168

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Rafaelapor
dc.contributor.authorDuarte, Ana Catarina Silva Pintopor
dc.date.accessioned2024-04-22T10:39:25Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91168-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Física e Saúde Infantil)por
dc.description.abstractA presente investigação teve por objetivo avaliar a efetividade de um programa de intervenção, com base em estilos de vida saudáveis, no desenvolvimento socioemocional em crianças dos 12 aos 42 meses de idade. Inserida num projeto de investigação mais alargado, Healthy Children 2021, a investigação consistiu num estudo randomizado controlado por clusters, com a participação de 344 crianças de 15 creches do concelho de Braga. Do grupo de intervenção fizeram parte 6 creches (139 crianças), tendo este grupo recebido educação e formação sobre estilos de vida saudáveis, dirigido a educadores. As restantes creches constituíram o grupo controlo e receberam os cuidados e a educação standard existente em Portugal. As crianças foram avaliadas quanto a antropometria e desenvolvimento (cognitivo, motor e socioemocional) e, os pais preencheram questionários (e.g., alimentação, sono). As avaliações decorreram antes da implementação do programa de intervenção e seis meses após o seu início. Os resultados obtidos foram organizados por estudos, de acordo com o seguinte: i) da auscultação de familiares e peritos, emergiram duas áreas de intervenção consideradas prioritárias na promoção da saúde (e.g., alimentação e movimento); ii) da análise da associação entre o sono e o índice de massa corporal (IMC) verificou-se que estas apresentam uma associação inversa e significativa; iii) da análise da associação entre o sono e o desenvolvimento socioemocional observou-se que estas apresentam uma associação direta e significativa; iv) da análise da associação entre os comportamentos relacionados com o equilíbrio energético (EBRB) e o desenvolvimento cognitivo observou-se que as crianças com maior desenvolvimento motor e as que cumpriam mais do que dois EBRB apresentam um desenvolvimento cognitivo significativamente maior; v) o programa de intervenção foi efetivo ao nível do desenvolvimento socioemocional em crianças cujas mães tinham um nível de escolaridade inferior. Em conclusão, há associações significativas do sono com a adiposidade e com o desenvolvimento socioemocional em crianças. Além disso, os EBRB parecem ser relevantes no desenvolvimento cognitivo. Programas de intervenção dirigidos a educadores demonstram ser efetivos no desenvolvimento socioemocional de crianças pequenas, particularmente naquelas cujas mães apresentam menor nível de escolaridade. Os resultados vieram reforçar a importância de investir na promoção de hábitos de vida saudáveis desde os primeiros anos.por
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the effectiveness of an intervention program based on healthy lifestyles in promoting socioemotional development in children aged 12 to 42 months. Part of a larger research project, Healthy Children 2021, this study was a cluster-randomized controlled trial involving 344 children from 15 daycare centers in the Braga municipality, Portugal. The intervention group consisted of 6 daycare centers (139 children), which received education and training on healthy lifestyles tailored to educators. The remaining centers formed the control group and received standard care and education in Portugal. Children's anthropometric measurements and development (cognitive, motor, and socioemotional) were assessed, and parents completed questionnaires (e.g., nutrition, sleep). Assessments were conducted before the implementation of the intervention program and six months after its initiation. The obtained results were organized into the following key findings: i) Through input from family members and experts, two priority areas for health promotion (nutrition and physical activity) were identified; ii) Analysis revealed a significant inverse association between sleep and body mass index (BMI); iii) A direct and significant association was observed between sleep and socioemotional development; iv) An analysis of the association between energy balance-related behaviors (EBRB) and cognitive development showed that children with better motor development and those who engaged in more than two EBRBs exhibited significantly greater cognitive development; v) The intervention program proved effective in enhancing socioemotional development in children whose mothers had lower levels of education. In conclusion, significant associations were found between sleep, adiposity, and socioemotional development in children. Additionally, EBRBs appear to play a relevant role in cognitive development. Intervention programs aimed at educators were effective in promoting socioemotional development in young children, especially those with less educated mothers. These results underscore the importance of investing in the promotion of healthy lifestyles from the early years.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)por
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCrechespor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectEstilos de vida saudáveispor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subjectDaycare centerspor
dc.subjectChildpor
dc.subjectChild developmentpor
dc.subjectHealthy lifestylespor
dc.subjectHealth promotionpor
dc.titlePromoção da saúde e estilos de vida em crianças: desenvolvimento e implementação de um programa de intervenção em creches da região norte de Portugalpor
dc.title.alternativeThe effectiveness of a healthy lifestyle-based intervention program on socioemotional development in children aged 12 to 42 monthspor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.date.embargo2026-03-15-
dc.identifier.tid101748701por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina da Silva Pinto Duarte.pdf
  Até 2026-03-15
Tese de doutoramento10,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID