Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90912

TítuloEnsinar Português no 12º ano de escolaridade: da leitura de textos literários ao desenvolvimento de competências de uso da linguagem
Outro(s) título(s)Teaching Portuguese in the 12th year of school: from reading literary texts to developing skills
Autor(es)Peixoto, Ana Beatriz Sousa
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveAprendizagem
Domínios
Português
Domains
Learning
Portuguese
Data2-Dez-2022
Resumo(s)Este relatório diz respeito à prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, sendo esta efetuada no âmbito do 12º Ano de Escolaridade. A disciplina de Português, uma área curricular que apresenta um carácter multidimensional, engloba diferentes domínios, constituindo um saber complexo que pode obstaculizar o seu entendimento e aprendizagem, não permitindo a evolução necessária dos alunos. Tendo este pressuposto como ponto de partida, procurou-se desenvolver um conjunto de estratégias que, a partir da abordagem de um conjunto de textos definidos pelos documentos programáticos para a área da Educação Literária no 12º Ano de Escolaridade, permitissem o desenvolvimento dos alunos no que se refere aos diferentes domínios de uso da linguagem, falar, ouvir, ler e escrever, bem como um aprofundamento do conhecimento de natureza gramatical. Tendo como pano de fundo a leitura de um conto e de poesia, procurou-se promover as competências de uso da linguagem dos alunos e as suas capacidades de aprendizagem, bem como o desenvolvimento de uma postura de abertura aos outros e à compreensão do mundo que que os rodeia. A implementação deste projeto de intervenção traduziu-se num processo de crescimento da estagiária, nos planos pessoal e profissional, permitindo o desenvolvimento das competências de natureza diversa necessárias no ensino do Português e o aprofundamento da consciência crítica que deve sustentar toda a ação docente.
This report concerns the internship carried out within the scope of the Master in the Teaching of Portuguese Language in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education. Pedagogic Practice took place in the context of one 12th grade class. Portuguese Language is a curricular area that has a multidimensional character, involving different domains and implying a complex kind of knowledge that can hinder its understanding and learning, not allowing the necessary evolution of the students. Having this assumption as a starting point, we sought to develop a set of strategies that, based on the analysis of the texts defined by the syllabus regarding the Literary Education in the 12th Year of Schooling, would allow the development of students in the different domains of language use, such as speaking, listening, reading and writing, as well as a deepening of grammatical knowledge. Based on the reading of a tale and poetry we aimed at promoting students' language skills and their learning abilities, as well as the development of an attitude of openness towards the others and the understanding of the world around them. The implementation of this intervention project resulted in a process of growth for the student teacher, both personally and professionally, allowing the development of the different skills involved in the teaching of Portuguese Language and the deepening of the critical awareness that should support any teaching practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90912
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz Sousa Peixoto.pdfRelatório de estágio6,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID