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TítuloMúsica, mais do que sons: estratégias para o desenvolvimento da Escuta-Ativa na performance do violoncelo
Outro(s) título(s)Music, more than just sounds: strategies for the development of active-listening during cello performance
Autor(es)Costa, Miguel Braz Rodrigues
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chave“Audiação”
Autoavaliação
Consciência
Escuta-ativa
Perceção
Active-listening
Audiation
Awareness
Perception
Self-evaluation
Data20-Dez-2022
Resumo(s)O presente documento é relatório do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no ano letivo de 2021-2022, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, contemplando os grupos de recrutamento M25 “Violoncelo”; e M32 “Classe de Conjunto Instrumental”. O Projeto de Intervenção Pedagógica associado ao Estágio Profissional, deu-se seguindo um quadro de Investigação-Ação, contando com a participação de 3 alunos de violoncelo de cada um dos 3 primeiros ciclos de ensino; e ainda outros 2 alunos do ensino secundário, formando um grupo de música de câmara. No decorrer da observação da prática pedagógica dos professores cooperantes, tornou-se evidente para o professor estagiário a existência da problemática da errónea perceção auditiva dos alunos das suas próprias performances. Deste modo, foi elaborado um workshop, dividido em 2 sessões espaçadas no tempo por sensivelmente 4 semanas, onde os alunos foram convidados a avaliar as suas próprias performances segundo diversos critérios. Em cada sessão, deram-se 4 momentos autoavaliativos: (1) após uma primeira performance; (2) após nova performance em que os alunos se encontravam com os olhos vendados; (3) após a escuta de gravações áudio dessas mesmas performances; (4) escuta das gravações áudio contando com a intervenção do professor estagiário, procurando focar a atenção dos alunos para determinados detalhes aurais que, numa primeira instância, não lhes tenham sido evidentes. Através da autoavaliação utilizando grelhas criadas para o propósito, foi possível aos alunos tomar consciência das discrepâncias entre a sua perceção após a performance e a sua perceção após a escuta da gravação. Ao longo do documento, foram ainda apontadas possíveis estratégias para o desenvolvimento de uma Escuta-Ativa nos alunos, baseadas na revisão de literatura, na experiência de aplicação do Projeto de Intervenção e ainda na entrevista elaborada no seguimento deste relatório.
This document is the report of the Professional Internship of the Master’s in Music Teaching at the University of Minho, held in the academic year 2021-2022, at the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian Braga, contemplating the disciplinary groups M25 "Cello"; and M32 "Instrumental Ensemble Class". The pedagogical intervention project associated with the Professional Internship followed an action-research framework, with the participation of 3 cello students (1 from each cycle of basic education), and another 2 high school students, forming a chamber music group. During the observation of the cooperating teachers' pedagogical practice, it became evident to the trainee teacher the existence of the problem of the students' erroneous auditory perception of their own performances. Therefore, a workshop was developed, divided into two sessions spaced approximately 4 weeks apart, where students were asked to evaluate their own performances according to several criteria. In each session, there were four self-evaluative moments: (1) after a first performance; (2) after a new performance in which the students were blindfolded; (3) after listening to audio recordings of those performances; (4) listening to the audio recordings with the intervention of the teacher trainee, trying to focus the students' attention to certain aural details that, in a first instance, may not have been evident to them. Through self-assessment using grids created for this purpose, it was possible for students to become aware of the discrepancies between their perception after the performance and their perception after listening to the recording. Throughout the document, possible strategies for the development of active listening in students were also pointed out, based on the literature review, the experience of applying the intervention project, and also on the interview done as a follow-up to this report.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90901
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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