Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89704

TítuloPara uma formação transdisciplinar dos jovens-músicos: o contributo da área de Ciências Musicais
Outro(s) título(s)Towards a transdisciplinary trading of young musicians: the contribution of the Musical Science area
Autor(es)Pinho, Tânia Cristina Ferreira de
Orientador(es)Lessa, Elisa
Palavras-chaveCiências Musicais
Instrumentos musicais
Prática musical
Transdisciplinaridade
Musical instruments
Musical practice
Musical Sciences
Transdisciplinary
Data27-Jul-2022
Resumo(s)No âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada foi elaborado o presente relatório, que visa refletir o trabalho realizado ao longo do Curso de Mestrado em Ensino de Música, área de Ciências Musicais da Universidade do Minho. Com o título “Para uma formação transdisciplinar dos jovens músicos: o contributo da Área de Ciências Musicais”, este projeto defende e aplica uma metodologia participativa e contextualizada, aliando a teoria à prática, desenvolvendo a sensibilidade do ser humano e as suas relações com os outros, numa abordagem transdisciplinar do currículo do Ensino Especializado de Música. A Intervenção Pedagógica foi aplicada e desenvolvida durante o Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, nos Grupos de Recrutamento M28 - Formação Musical (desde o 1º ciclo ao ensino secundário) e M30 - História da Cultura e das Artes – História da Música (ensino secundário). Relativamente à metodologia de investigação, este trabalho enquadrou-se nos princípios da investigação-ação e os dados foram recolhidos através da observação direta das aulas, análise documental, contexto escolar e da realização de dois inquéritos por questionário destinados à turma do 10º ano da disciplina de História da Cultura e das Artes – História da Música e a duas turmas do 8º ano, sendo uma de regime integrado e outra de supletivo, na disciplina de Formação Musical. A análise dos dados obtidos mostrou a valorização por parte dos alunos de atividades teórico-práticas que conduziram a uma maior motivação no estudo e na aquisição de aprendizagens significativas nas disciplinas da Área de Ciências Musicais.
This report aims to reflect the work carried out during the master’s Course in Music Teaching, in the area of Musical Sciences at Minho University. With the title “Towards a transdisciplinary training of young musicians: the contribution of the Musical Sciences Area”, this project defends and applies a participatory and contextualized methodology, combining theory with practice, developing the sensitivity of human beings and their relationships with others, in a transdisciplinary approach to the Specialized Music Teaching curriculum. The Pedagogical Intervention was applied and developed during the Professional Internship held at the Conservatory of Music of Porto, in the academic year 2021/2022, in the Recruitment Groups M28 - Musical Training (from primary school to secondary education) and M30 - History of Culture and Arts – History of Music (secondary education). Regarding the research methodology, this work was based on the principles of action-research and the data were collected through direct observation of classes, document analysis, school context and the completion of two questionnaire surveys aimed at the year 10 class of the subject of History of Culture and Arts – History of Music and to two classes of the year 8, in the discipline of Musical Training. The analysis of the obtained data showed the students' appreciation of theoretical-practical activities leading to a greater study motivation and to significant learning in the disciplines of the Musical Sciences Area.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89704
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Cristina Ferreira de Pinho.pdfRelatório de estágio1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID