Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89672
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Flávia | por |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Dalila da Cunha | por |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T15:35:59Z | - |
dc.date.available | 2024-03-18T15:35:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/89672 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio, intitulado “Aprender falando - Uma experiência no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. Foi implementado um projeto de investigação-ação numa turma de 3º ano de uma escola localizada no concelho de Viana do Castelo, tendo como objetivos: conhecer as atitudes das crianças face à comunicação oral e às atividades orais em sala de aula; fomentar a autenticidade da oralidade ao nível da interação e produção orais; promover a autorregulação da aprendizagem em atividades de comunicação oral; e avaliar o impacto das atividades de comunicação oral nas capacidades e atitudes das crianças. A primeira fase do estágio foi dedicada à observação de aulas e à análise do contexto para o desenho do projeto. Na segunda fase, foram implementadas várias sequências didáticas no sentido de desenvolver nos alunos a capacidade comunicação oral autêntica. Para avaliar o impacto do projeto na turma, foram analisados os dados recolhidos através de questionários de autorregulação, da observação direta e de uma carta escrita à professora. Tendo em conta as evidências analisadas, concluí que o projeto foi bem-sucedido, já que foram percetíveis melhorias relativamente ao à vontade e facilidade com que os alunos comunicavam em inglês. Durante as atividades, os alunos demonstraram-se entusiasmados e confiantes, principalmente nas atividades em pares. Assim, recomenda-se que a oralidade seja promovida em situações realistas do uso da língua, como forma de motivar os alunos e desenvolver as suas competências de comunicação. | por |
dc.description.abstract | This practicum report, entitled “Learning by speaking - An experience in teaching English in the 1st Cycle of Basic Education”, was prepared within the Master in English Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Minho. An action research project was implemented in a 3rd grade class at a school located in the municipality of Viana do Castelo, with the following objectives: to know children's attitudes towards oral communication and oral activities in the classroom; to foster the authenticity of oral interaction and production; to promote self-regulation of learning in oral communication activities; and to assess the impact of oral communication activities on children's abilities and attitudes. The first stage of the practicum was dedicated to lesson observation and context analysis for designing the project. In the second phase, several didactic sequences were developed to foster the learners’ capacity for authentic oral production and interaction. In order to assess the impact of the project on the class, in a final phase, I analysed all the data collected through self-regulation questionnaires, direct observation and a letter to the teacher. Taking all the evidence into account, I was able to conclude that the project was successful because there were noticeable improvements in terms of the confidence and facility in which students communicated in English. During the activities, they were enthusiastic and confident, especially when working in pairs. Oral communication should be promoted through realistic situations of language use as a way to motivate learners and develop their oral communication abilities. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Autenticidade | por |
dc.subject | Comunicação oral | por |
dc.subject | Inglês | por |
dc.subject | 1 st cycle of Basic Education | por |
dc.subject | Authenticity | por |
dc.subject | English | por |
dc.subject | Oral communication | por |
dc.title | Aprender falando - uma experiência no ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.title.alternative | Learning by speaking - an experience in teaching English in the 1st cycle of Basic Education | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203548000 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Dalila da Cunha Moreira.pdf | Relatório de estágio | 3,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons