Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89664

TítuloDo storytelling ao drama: um incentivo à comunicação oral em língua inglesa, dentro e fora da sala de aula
Outro(s) título(s)From storytelling to drama: an incentive to oral communication in english, inside and outside the classroom
Autor(es)Ferreira, Cátia Raquel Soares
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveDrama
Histórias
Inglês no 1.º ciclo do ensino básico
Storytelling
Stories
English in primary education
Data28-Jun-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, tem como objetivo fundamentar e sustentar o meu projeto de investigação-ação denominado “Do Storytelling ao Drama: um incentivo à comunicação oral em língua inglesa, dentro e fora da sala de aula”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 20/21 e 21/22, numa escola situada no concelho de Lousada e tinha como principal finalidade que as crianças aprendessem a língua inglesa, de forma mais descontraída e divertida, através do uso de histórias e de atividades de dramatização. Os principais objetivos deste projeto eram: identificar atitudes e preferências dos alunos face à audição/leitura de histórias em inglês e ao seu uso em atividades de dramatização; explorar o Storytelling para motivar os alunos para a aprendizagem e desenvolvimento de competências orais; desenvolver a autonomia na aprendizagem da linguagem; avaliar o potencial do uso de histórias e dramatização no desenvolvimento de competências comunicativas orais. O projeto dividiu-se em três fases. A fase inicial correspondeu à análise inicial do contexto, através de uma leitura atenta de vários documentos e conversas com a orientadora, a professora titular e também o coordenador da escola; a fase intermédia ao desenvolvimento e implementação do projeto, através de atividades com recurso ao Storytelling e Drama e a fase final relatou a avaliação e análise dos resultados obtidos com a implementação do projeto, através da aplicação de fichas e atividades que permitiram a avaliação dos conhecimentos adquiridos pelas crianças, assim como questionários de autorregulação. Com base nos resultados obtidos neste projeto, concluiu-se que as atividades de Storytelling e Drama contribuem para uma aprendizagem de forma mais divertida e que as crianças se sentem mais motivadas para a comunicação em língua inglesa, quando desenvolvem atividades em grupo.
This practicum report, carried out as part of the Master’s in Teaching of English in Primary Education, at the University of Minho, aims to document the action research project entitled “From Storytelling to Drama: an incentive to oral communication in English, inside and outside the classroom”. The project was developed in a 4th grade class in a primary school located in Lousada, in the school years of 20/21 and 21/22, and had as a main purpose to help the child learning the English language in a more relaxed and funny way through the use of stories and theatre activities. Its main objectives were: to identify children’s attitudes and preferences towards listening and reading stories in English and using them in dramatization activities; explore the storytelling to motivate children to learn and develop speaking skills; develop autonomy in language learning; to evaluate the potential of using stories and role-playing activities to develop oral communicative skills, inside and outside the classroom. The project was divided in three phases. The first phase corresponded to the initial analysis of the context; the intermediate phase to the development and implementation of the project and the final phase reported the evaluation and analysis of the results obtained with the project. Based on the results of this project, it was concluded that storytelling and Dramatization activities contribute to learning in a more fun way and that children feel more motivated to communicate in English when they participate in group activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89664
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catia Raquel Soares Ferreira.pdfRelatório de estágio4,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID