Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89650
Título: | A construção do conhecimento histórico através da história local: o caso da Reforma e da Contrarreforma em Braga |
Outro(s) título(s): | The construction of historical knowledge through local history: the case of Reform and Counter-Reform in Braga |
Autor(es): | Fernandes, Jorge Manuel Dias |
Orientador(es): | Solé, Glória |
Palavras-chave: | Reforma Contrarreforma Mudança histórica História local Reform Counter-Reform Historical change Local history |
Data: | 13-Dez-2022 |
Resumo(s): | Através da implementação de uma Intervenção Pedagógica Supervisionada a uma turma do 8º
ano de escolaridade constituída por 20 alunos (13 a 14 anos), no âmbito do estágio, realizou-se
um estudo empírico e procedeu-se à recolha de dados. A Intervenção Pedagógica incidiu sobre os
conteúdos da Reforma Protestante e Contrarreforma (reforma católica) a partir de fontes locais,
mas, também, no trabalho das diversas dimensões e tipologias da Mudança Histórica, conceito
metahistórico trabalhado nas aulas.
Ao trabalhar fontes da História Local nas aulas-oficina, pretendemos que as ideias dos
estudantes progridam, mas, também, aprendam à luz dos processos historiográficos, como se faz
História, como se validam a informação das fontes em termos de evidência e como se processa a
mudança em termos históricos. Procurámos aferir, portanto, por um lado, a construção do
conhecimento histórico com fontes históricas locais e, por outro lado, trabalhar a Mudança
Histórica com base nos conceitos substantivos de Reforma Protestante e Contrarreforma, no
século XVI.
Em termos metodológicos aplicaram-se princípios da investigação-ação, no âmbito do
paradigma construtivista, operacionalizado na aula-oficina, baseado na investigação, na
compreensão, na descoberta, na autoaprendizagem a partir da análise e interpretação de fontes
diversas. Os estudantes foram desafiados a construir o seu próprio conhecimento a partir das suas
ideias prévias, com tarefas de exploração de fontes históricas e na construção de narrativas
históricas. A recolha dos dados realizou-se a partir da aplicação de vários instrumentos
(questionário de levantamento de ideias prévias, fichas de trabalho e guião de trabalho com tarefas
escritas e o questionário de metacognição) implementados nas aulas, em tarefas diversas
solicitadas. A análise dos dados recolhidos foi realizada com base na metodologia da Grounded
Theory, a partir da qual emergiu um sistema de categorização tendo por base as ideias dos
estudantes. O que mais sobressaiu do trabalho realizado nas aulas-oficina foi a progressão das
ideias dos estudantes mais sustentada a nível histórico nos conceitos trabalhados com fontes
locais. Through the implementation of a Supervised Pedagogical Intervention to an 8th grade class consisting of 20 students (13 to 14 years old), within the scope of the internship, data was collected to carry out an empirical study. The Pedagogical Intervention focused on the contents of the Protestant Reform and Counter-Reform (Catholic Reform) from local sources, but also on the work of the different dimensions and typologies of Historical Change, a metahistorical concept worked on in the classes. By working with Local History sources in the workshop classes, we intend that the students' ideas progress, but also that they learn in the light of historiographical processes, how History is done, how the information from the sources is validated in terms of evidence and how it is processed change in historical terms. Therefore, we sought to assess, on the one hand, the construction of historical knowledge with local historical sources and, on the other hand, to work on Historical Change based on the substantive concepts of the Protestant Reformation and Catholic Reform at XVI century. In methodological terms, in this predominantly qualitative study, principles of research action were applied, within the scope of the constructivist paradigm, operationalized in the classroom-workshop, based on investigation, understanding, discovery, self-learning from the analysis and interpretation of various historical source types. Students were challenged to build their own knowledge from their previous ideas, with tasks of exploring historical sources and building historical narratives. Data collection was carried out through the application of various instruments (questionnaire for surveying previous ideas, worksheets and work guide with written tasks and the metacognition questionnaire) implemented in classes, in different tasks requested. The analysis of the collected data was carried out based on the Grounded Theory methodology, from which emerged a system of categorization based on the students’ ideas. From which a categorization system emerged based on students' ideas. What stood out most from the work carried out in the workshop classes was the progression of the students' ideas more sustained at a historical level in the concepts worked with local sources. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89650 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jorge Manuel Dias Fernandes.pdf | Relatório de estágio | 12,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons