Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89650

TítuloA construção do conhecimento histórico através da história local: o caso da Reforma e da Contrarreforma em Braga
Outro(s) título(s)The construction of historical knowledge through local history: the case of Reform and Counter-Reform in Braga
Autor(es)Fernandes, Jorge Manuel Dias
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveReforma
Contrarreforma
Mudança histórica
História local
Reform
Counter-Reform
Historical change
Local history
Data13-Dez-2022
Resumo(s)Através da implementação de uma Intervenção Pedagógica Supervisionada a uma turma do 8º ano de escolaridade constituída por 20 alunos (13 a 14 anos), no âmbito do estágio, realizou-se um estudo empírico e procedeu-se à recolha de dados. A Intervenção Pedagógica incidiu sobre os conteúdos da Reforma Protestante e Contrarreforma (reforma católica) a partir de fontes locais, mas, também, no trabalho das diversas dimensões e tipologias da Mudança Histórica, conceito metahistórico trabalhado nas aulas. Ao trabalhar fontes da História Local nas aulas-oficina, pretendemos que as ideias dos estudantes progridam, mas, também, aprendam à luz dos processos historiográficos, como se faz História, como se validam a informação das fontes em termos de evidência e como se processa a mudança em termos históricos. Procurámos aferir, portanto, por um lado, a construção do conhecimento histórico com fontes históricas locais e, por outro lado, trabalhar a Mudança Histórica com base nos conceitos substantivos de Reforma Protestante e Contrarreforma, no século XVI. Em termos metodológicos aplicaram-se princípios da investigação-ação, no âmbito do paradigma construtivista, operacionalizado na aula-oficina, baseado na investigação, na compreensão, na descoberta, na autoaprendizagem a partir da análise e interpretação de fontes diversas. Os estudantes foram desafiados a construir o seu próprio conhecimento a partir das suas ideias prévias, com tarefas de exploração de fontes históricas e na construção de narrativas históricas. A recolha dos dados realizou-se a partir da aplicação de vários instrumentos (questionário de levantamento de ideias prévias, fichas de trabalho e guião de trabalho com tarefas escritas e o questionário de metacognição) implementados nas aulas, em tarefas diversas solicitadas. A análise dos dados recolhidos foi realizada com base na metodologia da Grounded Theory, a partir da qual emergiu um sistema de categorização tendo por base as ideias dos estudantes. O que mais sobressaiu do trabalho realizado nas aulas-oficina foi a progressão das ideias dos estudantes mais sustentada a nível histórico nos conceitos trabalhados com fontes locais.
Through the implementation of a Supervised Pedagogical Intervention to an 8th grade class consisting of 20 students (13 to 14 years old), within the scope of the internship, data was collected to carry out an empirical study. The Pedagogical Intervention focused on the contents of the Protestant Reform and Counter-Reform (Catholic Reform) from local sources, but also on the work of the different dimensions and typologies of Historical Change, a metahistorical concept worked on in the classes. By working with Local History sources in the workshop classes, we intend that the students' ideas progress, but also that they learn in the light of historiographical processes, how History is done, how the information from the sources is validated in terms of evidence and how it is processed change in historical terms. Therefore, we sought to assess, on the one hand, the construction of historical knowledge with local historical sources and, on the other hand, to work on Historical Change based on the substantive concepts of the Protestant Reformation and Catholic Reform at XVI century. In methodological terms, in this predominantly qualitative study, principles of research action were applied, within the scope of the constructivist paradigm, operationalized in the classroom-workshop, based on investigation, understanding, discovery, self-learning from the analysis and interpretation of various historical source types. Students were challenged to build their own knowledge from their previous ideas, with tasks of exploring historical sources and building historical narratives. Data collection was carried out through the application of various instruments (questionnaire for surveying previous ideas, worksheets and work guide with written tasks and the metacognition questionnaire) implemented in classes, in different tasks requested. The analysis of the collected data was carried out based on the Grounded Theory methodology, from which emerged a system of categorization based on the students’ ideas. From which a categorization system emerged based on students' ideas. What stood out most from the work carried out in the workshop classes was the progression of the students' ideas more sustained at a historical level in the concepts worked with local sources.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89650
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jorge Manuel Dias Fernandes.pdfRelatório de estágio12,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID