Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89635

TítuloArticulações entre o público e o privado na educação de infância em Portugal
Outro(s) título(s)Relationships between the public and private sectors of early childhood education in Portugal
Vínculos entre lo público y lo privado en la educación infantil en Portugal
Autor(es)Vilarinho, Emília
Palavras-chavePolíticas de educação de infância
Igualdade em educação
Público e privado
Parcerias
Direitos da criança
Early childhood education policies
Education equality
Public and private
Partnerships
Rights of child
Políticas de educación infantil
Igualdad en la educación
Asociaciones
Derechos del niño
Data2020
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaEducação em Revista
CitaçãoVilarinho, Emília. Articulações entre o público e o privado na educação de infância em Portugal. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e231420. Epub 31-Set-2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698231420.
Resumo(s)O artigo aborda políticas de Educação de Infância em Portugal destacando o papel do Estado, quer como promotor de políticas públicas que tendem a consolidar o direito à educação, quer como favorecedor e impulsionador de dinâmicas de privatização da e na Educação de Infância. A partir da análise de documentos oficiais (1997–2018) e de um estudo de caso, a pesquisa revela que o Estado concebeu o sistema de Educação e Cuidado e definiu políticas e estratégias diferenciadas de provisão, financiamento e governação em relação às creches e aos jardins de infância. Indica ainda que, nas últimas décadas, as articulações entre o público e o privado são marcadas por orientações de pendor neoliberal e de terceira via que reformulam as redes existentes, consolidam parcerias, redefinem ou introduzem novos processos de regulação, de financiamento e potenciam a presença de novos atores privados. Finalmente, discutimos os efeitos dessas políticas no quadro dos direitos da criança, da democratização e da igualdade em educação.
This article deals with the policies of Early Childhood Education in Portugal, highlighting the role of the State both as a promoter of public policies that aim to consolidate the right to education, as well as an advocate and driving force of the privatization dynamics of Early Childhood Education. From the analysis of official documents (1997-2018) and a case study, the research reveals that the State devised the system Education and Care and set differentiated policies and strategies for the provision, funding and governance of nurseries and kindergartens. It also indicates that, over the past decades, the relationships between the public and the private sector have been marked by neoliberal and third-way orientations that aim to reformulate existing networks, consolidate partnerships, redefine or introduce new regulation and funding processes, and propel the presence of new private sector players. Finally, we discuss the effects of these policies on children's rights, the democratization and equality in education.
El artículo analiza las políticas de Educación Infantil en Portugal, destacando el papel del Estado como promotor de políticas públicas que tienden a consolidar el derecho a la educación, así como un defensor e impulsor de la dinámica de privatización y en la educación de la primera infancia. A partir del análisis de documentos oficiales (1997-2018) e un caso de estúdio, el estudio revela que el Estado concibió el sistema de Educación y Cuidado y definió políticas y estrategias diferenciadas para la provisión, financiamiento y gobernanza en relación con jardines de infantes y jardines de infantes. También señala que en las últimas décadas las articulaciones entre lo público y lo privado han estado marcadas por orientaciones neoliberales y de tercera vía que reformulan las redes existentes, consolidan asociaciones, redefinen o introducen nuevas regulaciones, procesos de financiación y mejoran la presencia de Nuevos actores privados. Finalmente, discutimos los efectos de estas políticas sobre los derechos del niño, la democratización y la igualdad en la educación.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89635
DOI10.1590/0102-4698231420
ISSN0102-4698
e-ISSN1982-6621
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698231420
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Articulacoes_entre_publico_e_o_privado_na_educacao_de_infancia_em_Portugal.pdfArticulações entre o público e o privado na educação de infância em Portugal462,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID