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https://hdl.handle.net/1822/89503
Título: | Música e Educação Histórica: o uso da evidência histórica a partir da música por estudantes do 9º ano |
Autor(es): | Miranda, Jorge Miguel Castro |
Orientador(es): | Solé, Glória |
Palavras-chave: | Evidência histórica Música Segunda Guerra Mundial World War II Historical evidence Music Second World War |
Data: | 22-Jul-2022 |
Resumo(s): | O Relatório de Estágio surge no seguimento do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado
(PIPS), realizado no Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino
Secundário, desenvolvido na Universidade do Minho. Nesse sentido, procedeu-se a uma
abordagem em sala de aula, ainda que de forma virtual, já que o PIPS foi implementado em
formato de Ensino à Distância, voltada para a temática da Segunda Guerra Mundial, tendo por
base o conceito Metahistórico de Evidência Histórica e um processo de ensino-aprendizagem
baseado na música.
Assim, procura-se responder a algumas questões de investigação, sendo a principal: De
que forma a música, a História e a educação histórica podem estar interligadas?. Os dados foram
obtidos a partir da realização de tarefas individuais - Ficha de Levantamento de Ideias Prévias e
Ficha de Metacognição - e em grupo - Ficha Formativa - e analisados de acordo com uma
abordagem metodológica mais abrangente denominada Grounded Theory.
É possível afirmar-se que a maioria dos estudantes aceitou e compreendeu a metodologia
utilizada, isto é, a análise das letras das músicas, retirando evidências a partir da mesma. Aliás,
alguns dos estudantes, desde o primeiro momento, ou seja, ainda antes da lecionação e da
implementação do Projeto, propriamente dita, conseguiram associar músicas aos conceitos em
estudo, justificando as suas escolhas, porque entendiam conter evidências que justificassem as
suas escolhas. Ainda assim, uma grande parte manteve, entre o momento inicial e o momento
final, a ideia de que a aprendizagem através da música seria feita com o intuito de memorizar
mais eficazmente os conteúdos, visto que também memorizamos facilmente as músicas que
vamos ouvindo.
Ao longo da implementação do PIPS, foram utilizadas diversas músicas. Algumas delas,
relacionadas com a temática, como por exemplo, Blitzkrieg ou Aces High, mas também músicas
que não estavam relacionadas com a temática, mas a partir das quais era possível retirar
evidências, como por exemplo, Your Betrayal ou Amongst the Shadows & the Stones. The Internship Report appears in the Supervised Pedagogical Intervention Project (SPIP) segment, carried out in the Masters in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, developed at the University of Minho. In this sense, an approach was carried out in the classroom, albeit in a virtual way, since the SPIP was implemented in a Distance Learning format, focused on the theme of the Second World War, based on the Metahistorical concept of Evidence. History and a teaching-learning process based on music. Thus, we seek to answer some research questions, the main one being: How can music, history and historical education be interconnected?. Data were obtained from individual tasks - Gathering Prior Ideas Form and Metacognition Form - and in groups - Training Form - and analyzed according to a more comprehensive methodological approach called Grounded Theory. It is possible to say that most students accepted and understood the methodology used, that is, the analysis of the lyrics of the songs, taking evidence from it. In fact, some of the students, from the first moment, that is, even before the teaching and implementation of the Project itself, managed to associate songs with the concepts under study, justifying their choices, because they understood to contain evidence that justified their choices. Even so, a large part maintained, between the initial moment and the final moment, the idea that learning through music would be done in order to memorize the contents more effectively, since we also easily memorize the songs that we are listening to. Throughout the implementation of SPIP, several songs were used. Some of them related to the theme, such as Blitzkrieg or Aces High, but also songs that were not related to the theme, but from which it was possible to extract evidence, such as Your Betrayal or Amongst the Shadows & the Stones. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89503 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jorge Miguel Castro Miranda.pdf | Relatório de estágio | 3,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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