Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/8950

TitleSubstâncias psico-activas nos manuais escolares de 16 países: análise comparativa da explicitação de efeitos físicos, psicológicos e sociais
Author(s)Dantas, Catarina
Carvalho, Graça Simões de
Gonçalves, Artur
KeywordsToxicodependência
Prevenção
Educação para a saúde
Análise de manuais
Issue date2009
PublisherUniversidade de Évora
CitationIn BONITO, J., org. – “Educação para a saúde no século XX : teorias, modelos e práticas : actas do Congresso Nacional de Educação para a Saúde, 2, Évora, 2008”. Évora : Universidade de Évora, 2009. ISBN 978-989-95539-3-4. p. 353-366.
Abstract(s)O consumo de substâncias psico-activas, como o álcool, tabaco e outras drogas constitui um grave problema da sociedade actual. No presente estudo procedemos à análise comparativa da informação veiculada pelos manuais escolares de 16 países que integram o projecto internacional Biohead-Citizen (Carvalho et al., 2004). Para o efeito, utilizou-se uma parte da grelha de Educação para a Saúde desenvolvida no âmbito daquele projecto, referente aos temas álcool, tabaco e outras drogas. Para cada um destes temas analisaram-se os seguintes 5 indicadores: (i) efeitos físicos, (ii) efeitos psicológicos e (iii) efeitos sociais; (iv) campanhas de prevenção e (v) ambientes de produção e consumo. A Finlândia é o país que mais se destaca, na medida em que é o que mais explora os três temas, todos de uma forma equitativa.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8950
ISBN978-989-95539-3-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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