Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89491
Título: | Construção do pensamento histórico sobre a romanização da Península Ibérica: um estudo apoiado na arqueologia e em fontes arqueológicas |
Outro(s) título(s): | The construction of historical thought on the romanization of the Iberian Peninsula: a study supported by archaeology and archaeological sources |
Autor(es): | Olival, João Sérgio Andrade |
Orientador(es): | Gago, Marília |
Palavras-chave: | Aculturação Artefacto arqueológico Educação histórica Evidência Fonte histórica Acculturation Archaeological artefact Evidence Historical education Historical source |
Data: | 26-Mai-2022 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio Profissional é resultado da Intervenção Pedagógica
Supervisionada, e surge no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário.
Esta Intervenção Pedagógica Supervisionada decorreu em torno de uma turma de 7º Ano
de escolaridade, constituída por 23 estudantes, de uma Escola 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico do
concelho de Braga, e visou trabalhar a Romanização da Península Ibérica partindo, de uma
realidade próxima dos estudantes, a cidade romana de Bracara Augusta. Deste modo, foram
trabalhados em sala de aula os conceitos substantivos de “fonte histórica” e “aculturação” e o
conceito metahistórico de Evidência. Todo o trabalho, teórico e prático, foi desenvolvido e aplicado
segundo os propósitos do Modelo Educativo da “Aula-Oficina” (Barca, 2004) assente no
Paradigma de Ensino-Aprendizagem construtivista.
Esta Intervenção Pedagógica Supervisionada assenta em três questões de investigação,
sendo elas “Que tipo(s) de ideia(s) prévia(s) os estudantes demostram acerca dos conceitos
substantivos (aculturação, fontes históricas) em estudo e do conceito metahistórico de evidência”,
“De que modo(s) os estudantes constroem evidência histórica com base em fontes
arqueológicas?” e “O uso de fontes arqueológicas contribuiu, ou não, para o desenvolvimento das
ideias dos estudantes acerca de como se constrói a História?”. As respostas a estas questões
foram obtidas através de questionários individuais e de atividade em pequeno e grande grupo.
Inicialmente, com a análise do exercício de levantamento de ideias prévias dos estudantes
observou-se que, as ideias dos mesmos sobre os conceitos substantivos e metahistórico em estudo
eram incorretos e muito perfunctórios. Contudo, no decorrer desta intervenção, denotou-se uma
evolução geral das ideias dos estudantes, sendo esta mais representativa no conceito substantivo
de fonte histórica e no conceito Metahistórico de evidência. The present Professional Internship Report is the result of the Supervised Pedagogical Intervention, and emerges in the scope of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Schooling and in Secondary Schooling. This Supervised Pedagogical Intervention took place in a 7th grade class, composed by 23 students, from a 2nd and 3rd cycle school in Braga, and aimed to work on the Romanization of the Iberian Peninsula, starting from a reality close to the students, the Roman city of Bracara Augusta. In this way, the substantive concepts of "historical source" and "acculturation" and the metahistorical concept of Evidence were worked in the classroom. All the work, theoretical and practical, was developed and applied according to the Educational Model of the "Workshop Classroom" (Barca, 2004) based on the constructivist Teaching-Learning Paradigm. This Supervised Pedagogical Intervention is based on three research questions, "What kind(s) of previous idea(s) do students demonstrate about the substantive concepts (acculturation, historical sources) under study and the metahistorical concept of evidence", "In what way(s) do students construct historical evidence based on archaeological sources?" and "Did the use of archaeological sources contribute, or not, to the development of students' ideas about how history is constructed?". The answers to these questions were obtained through individual questionnaires and small and large group activity. Initially, with the analysis of the exercise of surveying students' previous ideas it was observed that, their ideas about the substantive and metahistorical concepts under study were incorrect and very perfunctory. However, during this intervention, a general evolution of the students' ideas was noted, which was more representative in the substantive concept of historical source and in the metahistorical concept of evidence. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89491 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joao Sergio Andrade Olival.pdf | Relatório de estágio | 12,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons