Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89456

TítuloAprender a conhecer o mundo através de atividades experimentais: uma intervenção na educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Learning to know the world through experimental activities: an intervention in Pre-school education and in the 1st Cycle of Basic Education
Autor(es)Lopes, Diana Claudina Barbosa
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveAtividades experimentais
Conhecimento substantivo
Conhecimento processual
Competências de linguagem oral e abordagem à escrita/português
Competências de trabalho cooperativo
Experimental activities
Substantive knowledge
Procedural knowledge
Oral language skills and approach to writing/portuguese
Cooperative work skills
Data10-Out-2022
Resumo(s)No presente estudo, intitulado “Aprender a Conhecer o Mundo através de Atividades Experimentais: Uma Intervenção na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, analisa-se o contributo de atividades experimentais para a formação de cidadãos conscientes, comunicativos, críticos e informados, capazes de se inserir na sociedade e de a transformar. Nesta investigação participaram 9 crianças da Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, e uma turma do 3.º ano de escolaridade, constituída por 10 alunos. Os objetivos do estudo, à exceção de um, foram comuns aos dois contextos e dão-se a conhecer de seguida: i) caraterizar a evolução do conhecimento processual; ii) caraterizar a evolução de competências da linguagem oral e abordagem à escrita/ português; iii) caraterizar a evolução de competências de trabalho cooperativo (1.º Ciclo do Ensino Básico); iv) caracterizar a evolução do conhecimento substantivo sobre fenómenos e transformações do meio físico e natural; v) identificar a relevância atribuída pelas crianças às atividades experimentais; vi) identificar fatores de facilitação para a implementação de atividades experimentais; vii) identificar as dificuldades sentidas pelas crianças na execução das atividades experimentais. De maneira a alcançar os referidos objetivos, optou-se por utilizar no projeto de intervenção a Metodologia de Trabalho de Projeto. Os princípios da metodologia de investigação-ação guiaram este estudo e, através dos seus ciclos permanentes de observação, planificação, ação e reflexão foi possível tomar decisões informadas e intencionais e, por conseguinte, tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais significativos. Os dados foram recolhidos através de diários de bordo, grelhas de observação, análise documental, entrevista semiestruturada, brainstorming e questionários. Os resultados mostraram que a maior parte das crianças da Educação Pré-Escolar e 3.º ano desenvolveu a linguagem oral e abordagem à escrita/ português; construiu conceitos científicos, embora com diferentes níveis de formulação; e desenvolveu o conhecimento processual (ex. formulação de problemas, previsão, registo de resultados e conclusões), ainda que no 3.º ano o tenham feito com um maior grau de autonomia. Ambos os grupos gostaram de realizar atividades experimentais. Além disso, no 3.º ano todos os alunos melhoraram as suas competências de trabalho cooperativo. Assim, esta investigação mostra o potencial das atividades experimentais na construção de aprendizagens significativas e no desenvolvimento holístico das crianças.
In the present study entitled “Learning to know the World through Experimental Activities: An intervention in Pre-School Education and in 1st Cycle of Basic Education”, is analyzed the contribute of experimental activities on the formation of conscious, communicative, critical and informed citizens, capable of inserting themselves into society and transforming it. In this investigation have participated 9 children from Pre School with ages between 3 and 5 years old, and a class from the 3rd year composed by 10 students. The objectives were, with the exception of one, common to both contexts and are shown below: i) characterize the evolution of procedural knowledge; ii) characterize the evolution of oral language skills and the approach to the writing / Portuguese; iii) characterize the evolution of cooperative work skills (1st Cycle of Basic Education); iv) characterize the evolution of substantive knowledge about the phenomena and transformations od the physical and natural environment; v) to identify the relevance attributed by children to experimental activities; vi) to identify the facilitating factors for the implementation of experimental activities; vii) to identify the difficulties felt by children in the execution of the experimental activities. In order to achieve the mentioned objectives, it was decided to use in the intervention project the project work methodology. The principles of the research-action methodology guided this study and, through its permanent cycles of observation, planning, action and reflection, it was possible to make informed and intentional decisions and, therefore, make the teaching and learning processes more significant. Data were collected through logbooks, observation grill, document analysis, semi-structured interviews, brainstorming and questionnaires. The results showed that most children in Pre-School Education and 3rd grade were able to develop oral language and approach to writing/Portuguese; construct scientific concepts, although with different levels of formulation; and develop procedural knowledge (e.g. problem formulation, prediction, recording results and conclusions), although in 3rd grade they did it with a higher degree of autonomy. Both groups enjoyed the experimental activities. In 3rd grade they all improved their cooperative work skills. Thus, this research shows the potential of experimental activities in the construction significant learning and holistic development of children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89456
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Claudina Barbosa Lopes.pdfRelatório de estágio4,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID