Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89433

TítuloA música nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento de competências socioemocionais: relato de uma intervenção em creche e em JI
Outro(s) título(s)Music in the first years of life and the development of socio-emotional skills: report of an intervention at nursery and at kindergarten
Autor(es)Lopes, Paulina Maria Baixo
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveCompetências socioemocionais
Conflitos interpessoais
Música
Papel do adulto
Resolução de conflitos
Socio-emotional skills
Interpersonal conflicts
Music
Adult role
Conflict resolution
Data22-Jun-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar, apresenta os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos em contexto de creche e jardim de infância, a sua conceção, desenvolvimento e, por fim a avaliação dos mesmos. Os dois projetos de intervenção foram sustentados na abordagem de investigação-ação e remeteram para duas temáticas distintas. Os temas dos projetos de intervenção pedagógica surgiram da observação e escuta das crianças e dos contextos. Em contexto de creche as crianças revelaram um grande interesse pela música. Em contexto de JI foi identificada uma problemática relacionada com o desenvolvimento de competências socioemocionais e resolução de conflitos interpessoais. No contexto em Creche, a intervenção pedagógica visou promover oportunidades às crianças de contactarem com a música de diferentes formas, ampliando, o gosto pela área da música e estimulando a imaginação e criatividade. No desenvolvimento do projeto, as crianças tiveram oportunidade de usufruir de diversas experiências que lhes permitiram desenvolver várias aprendizagens, tais como, a resolução de problemas, o desenvolvimento da comunicação e linguagem, etc. Em relação ao contexto Jardim de Infância, o projeto desenvolvido tinha como finalidade estimular a tomada de consciência das emoções, sentimentos e necessidades pessoais e dos outros, e prevenir situações de conflito. As estratégias de intervenção favoreceram a identificação e expressão das emoções, o trabalho em equipa, a partilha entre as crianças e o apoio à resolução de conflitos. Esta intervenção pedagógica teve resultados positivos, uma vez que, foram visíveis progressos ao nível dos comportamentos de relação com o outro e na redução do número de conflitos.
This internship report, integrated in the study plan of the Master in Pre-School Education, presents the pedagogical intervention projects developed in the context of nursery and kindergarten, their conception, development and, finally, their evaluation. The two intervention projects were based on the action-research approach and referred to two different themes. The themes of pedagogical intervention projects emerged from observation and listening to children and contexts. In the context of nursery, the children showed a great interest in music. In the context of kindergarten, a question related to the development of socio-emotional skills and the resolution of interpersonal conflicts was identified. In the context of the nursery, the pedagogical intervention aimed to promote opportunities for children to come into contact with music in different ways, expanding their taste for music and stimulating imagination and creativity. In the development of the project the children had the opportunity to enjoy different experiences that allowed them to develop various learnings, such as, problem solving, communication and language development, etc. In relation to the kindergarten context, the project developed was intended to stimulate awareness of emotions, feelings and personal and other’s needs, and to prevent conflict situations. Intervention strategies favoured the identification and expression of emotions, teamwork, sharing among children and support for conflict resolution. This pedagogical intervention had positive results, since progress was visible in terms of behaviour in relation to others and in the reduction of the number of conflicts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89433
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paulina Maria Baixo Lopes.pdfRelatório de estágio1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID