Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89407

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPacheco, Antóniopor
dc.contributor.authorMorais, Ana Margarida Rodriguespor
dc.date.accessioned2024-03-11T14:04:37Z-
dc.date.available2024-03-11T14:04:37Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.date.submitted2022-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/89407-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e desenvolveu-se em torno da música e suas possibilidades para uma aprendizagem integral, intitulando-se A Música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holística. O estágio foi dividido em duas valências, a primeira na valência de Creche e a segunda na valência Pré-Escolar, sendo que o grupo de crianças foi o mesmo para as duas valências. A realização do projeto surgiu fruto da observação do grupo e do seu interesse pela música, uma área bastante explorada na sala mas que ainda suscitava bastantes dificuldades às crianças, tendo como principais objetivos: promover aprendizagens ao nível das diferentes áreas do saber e dos diferentes elementos musicais, dos instrumentos e da voz; desenvolver a imaginação e a criatividade, através de variadas experiências musicais; compreender o papel da música na construção de conhecimentos; proporcionar às crianças formas de expressar e comunicar o que ouvem; perceber o papel da música na promoção de uma aprendizagem holística. Ao longo de toda a intervenção não adotei nenhum modelo curricular, pois a Instituição não seguia nenhum em específico. Deste modo, a base de toda a minha intervenção foi através da investigação-ação, existindo sempre as fases de observação, planeamento, reflexão e avaliação. Como instrumentos de recolha de dados, e de modo a comprovar os resultados obtidos, utilizei a observação, as notas de campo, os registos fotográficos e as reflexões. O grupo sempre se mostrou bastante recetivo e participativo nas atividades que ia propondo. Algumas das crianças tentavam ser as mais autónomas possíveis, outras ainda necessitavam de ajuda na concretização de algumas tarefas. Quando as atividades envolviam música, o grupo ficava bastante entusiasmado, no entanto, quando realizavam atividades relacionadas com as Artes Visuais notei que apresentavam menos empenho. Ao longo de toda a minha intervenção procurei proporcionar ao grupo experiências musicais variadas interligando-as com outras áreas do saber. Em todas as atividades que implementei procurei também que as crianças fossem participativas e ativas. No final, as evidências das aprendizagens realizadas eram bastante significativas uma vez que a maior parte das crianças já sabia identificar, por exemplo, os instrumentos musicais que foram abordados, as canções que aprenderam, entre outros. Outro aspeto evidente foi o entusiasmo do grupo pela leitura e exploração dos livros que escolhi. Sempre que terminava a leitura, as crianças antecipavam-se e pediam para explorarem o livro de foram livre.por
dc.description.abstractThe present Internship Report was carried out in the scope of the Master Degree in Pre-School Education of the Institute of Education of the University of Minho, it was developed around music and its possibilities for integral learning, under the title Music in pre-school education as a promoter of holistic learning. The internship was divided into two valences, the first in the nursery school valence and the second in the pre-school valence, with the group of children being the same for both valences. The project arose from the observation of the group and their interest in music, an area which was greatly explored in the classroom but which still raised many difficulties for the children. The main objectives were: to promote learning in different areas of knowledge and different musical elements, instruments and voice; to develop imagination and creativity through various musical experiences; to understand the role of music in the construction of knowledge; to provide children with ways of expressing and communicating what they hear; to understand the role of music in the support of holistic learning. Throughout the intervention I did not adopt any program, because the Institution did not follow any specific one. Thus, the basis of all my intervention was through action-research, always keeping present the phases of observation, planning, reflection and evaluation. As instruments of data collection and in order to prove the results obtained, I used observation, field notes, photographic records and reflections. The group was always very receptive and participatory in the activities I proposed. Some of the children tried to be as autonomous as possible, others still needed help to carry out some tasks. When the activities involved music, the group was very enthusiastic, however, when they carried out activities related to Visual Arts I noticed that they showed less commitment. Throughout my intervention I tried to provide the group with varied musical experiences interconnecting them with other areas of knowledge. In all the activities that I implemented I also tried to make the children participatory and active. At the end, the evidence of the learning experiences was quite significant as most of the children could already identify, for example, the musical instruments that were tackled, the songs they had learned, among others. Another evident aspect was the group's enthusiasm for reading and exploring the books I had chosen. Whenever I finished reading, the children would anticipate and ask to explore the book freely.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAprendizagem holísticapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectHolistic learningpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectMusicpor
dc.titleA música na educação pré-escolar como promotora de uma aprendizagem holísticapor
dc.title.alternativeMusic in pre-school education as a promoter of holistic learningpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203545230por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Rodrigues Morais.pdfRelatório de estágio2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID