Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89278
Título: | Desenvolvimento de competências de ensino da língua portuguesa com base em textos literários de autores portugueses do século XX |
Outro(s) título(s): | Development of portuguese language teaching skills based on literary texts by portuguese authors of the 20th century |
Autor(es): | Baldassarre, Helena Manuela Mendes Oliveira |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Didática Ensino Língua portuguesa Textos literários Didactics Teaching Portuguese language Literary texts |
Data: | 23-Out-2023 |
Resumo(s): | No âmbito da unidade curricular (UC) de Estágio Profissional do 2.º ano do Mestrado em Ensino de
Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, espera-se que os estagiários, após um
período inicial de observação do contexto no qual devem realizar o estágio, apresentem um Projeto de
Intervenção Pedagógica Supervisionada, a implementar posteriormente, preferencialmente durante o 2.º
período letivo. Neste relatório pretende-se ilustrar aquele que foi o percurso no desenvolvimento e
implementação de um projeto de estágio junto de uma turma do 12.º ano numa Escola Secundária com
3.º Ciclo. Assim, e para que se compreenda o contexto no qual decorreu o estágio, este relatório começa
com a uma descrição do contexto no qual este foi realizado, bem como com um enquadramento teórico
tendo em conta aqueles que são os documentos e os princípios orientadores da prática docente na área
do Português. Ainda numa lógica de contextualização do trabalho desenvolvido, apresenta-se uma
descrição das atividades pedagógicas desenvolvidas, bem como da dimensão investigativa do projeto,
onde se apresentam os procedimentos de recolha e análise adotados pela estagiária a fim de monitorizar
o seu desempenho, quer no que toca ao processo, quer aos resultados obtidos junto dos alunos.
Considerando que a promoção de conhecimentos, competências e atitudes, definidas nos documentos
oficiais orientadores da prática profissional de um docente de Português constituía o principal objetivo
do estágio, esta trabalho comporta também uma secção em que se apresenta uma fundamentação
teórica de algumas das atividades desenvolvidas nos diversos domínios de ensino no Português à luz da
teoria da didática da Língua Portuguesa. Para cada atividade, apresenta-se, ainda, uma breve reflexão
sobre o modo como se julga que esta terá, de facto, contribuído para promover a aprendizagem de
conhecimentos, competência e atitudes junto dos alunos. Por fim, faz-se uma reflexão sobre o modo
como se julga que a implementação das atividades propostas terá concorrido para dar cumprimento aos
propósitos inicialmente estabelecidos, bem como sobre eventuais alternativas a considerar na prática
docente futura. Apresenta-se, ainda, uma reflexão mais pessoal sobre o modo como a realização do
estágio profissional contribuiu para o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária. Within the scope of the Professional Internship, a curricular unit (UC) of the 2nd year of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the Secondary School, trainees are expected, after an initial period of observation of the context in which they must carry out the internship, to present a Supervised Pedagogical Intervention Project, to be implemented later, preferably during the 2nd school term. This report aims to illustrate the development and implementation of an internship project with a 12th-grade class in a Secondary School with the 3 rd Cycle of Basic Education. Thus, and in order to understand the context in which the internship took place, this report begins with a description of the context in which it was carried out, as well as with a theoretical framework considering the documents and guidelines of teaching Portuguese as a native language. Still in a logic of contextualization of the work carried out, a description of the pedagogical activities developed is presented, as well as the investigative dimension of the project, where the collection and analysis procedures adopted by the trainee to monitor her performance, both in terms of the process and the results obtained with the students, are presented. Considering that the promotion of knowledge, skills, and attitudes, as defined in the official documents guiding the professional practice of a Portuguese teacher was the main objective of the internship, this work also includes a section in which a theoretical foundation of some of the activities developed in the various domains of teaching in Portuguese is presented in the light of the theory of didactics of the Portuguese language. For each activity, a brief reflection on how it is thought to have contributed to promoting the learning of knowledge, skills, and attitudes among students is also presented. Finally, a reflection is made on how it is believed that the implementation of the proposed activities would have contributed to fulfil the purposes initially established, as well as on possible alternatives to be considered in future teaching practice. A more personal reflection on how the professional internship contributed to the personal and professional development of the trainee is also presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino, Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89278 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Manuela Mendes Oliveira Baldassarre.pdf | Relatório de estágio | 8,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons