Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89237

TítuloAinda muito distante dos “países mais adiantados”: A Europa nos discursos sobre a educação profissional no Brasil nos primórdios do século XX
Outro(s) título(s)Still far away from the “most advanced countries”: Europe in the discourses on professional education in Brazil at beginning of the 20Th century
Autor(es)Santos, Renato Marinho Brandão
Afonso, José António
Palavras-chaveDiscurso
Europa
Educação profissional
Speech
Europe
Professional Education
DataAbr-2023
EditoraUniversidade Federal de Goiás
RevistaHistória Revista
CitaçãoMarinho Brandão Santos, R., & António Martin Moreno Afonso, J. (2023). Ainda muito distante dos “países mais adiantados”: a Europa nos discursos sobre a Educação Profissional no Brasil nos primórdios do século XX. História Revista, 27(1), 208–221. https://doi.org/10.5216/hr.v27i1.74228
Resumo(s)O artigo tem como objetivo analisar como as referências ao continente Europeu aparecem em discursos relacionados à Educação Profissional no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Para tanto, partindo da compreensão de que o discurso representa as características e interesses de um indivíduo, mas também do grupo ao qual pertence, são analisados relatórios de governo, matérias de jornal e o livro Impressões da Europa, de Nilo Peçanha, entre outras fontes. Em conclusão, observamos que as referências ao continente Europeu presentes nessas fontes vão muito além do campo da Educação Profissional, tratando esse continente, na condição de centro irradiador de valores e ideias, como modelo de civilização a ser seguido pelo Brasil.
This article aims to analyze how references to the European continent appear in discourses related to Professional Education in Brazil in the first decades of the 20th century. For that, starting from the understanding that the speech represents the characteristics and interests of an individual, but also of the group to which he belongs, government reports, newspaper articles and the book Impressões da Europa, by Nilo Peçanha, are analyzed, among other sources. In conclusion, we observe that the references to the European continent presents in these sources go far beyond the field of Vocational Education, treating this continent, as a radiating center of values and ideas, as a model of civilization to be followed by Brazil.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89237
DOI10.5216/hr.v27i1.74228.
e-ISSN1984-4530
Versão da editorahttps://revistas.ufg.br/historia/article/view/74228
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID