Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89153
Título: | A influência do pavimento como medida de redução do ruído na fonte | um caso de estudo |
Autor(es): | Rato, Maria João Ramos, Maria Inês Domingues, Rosa Daniela Braga, Maria Margarida Fernandes, Luis Dias Freitas, E. F. |
Palavras-chave: | ruído de tráfego redução de ruído CPX SPB Sustainability Pavements Noise Tests Models |
Data: | 18-Out-2023 |
Citação: | Rato, M-J., Ramos, M-I., Domingues, R.D., Braga, M.M., Fernandes, L.D., Freitas, E.F. (2023). A influência do pavimento como medida de redução do ruído na fonte | um caso de estudo, 54º Congreso Español de Acústica, Tecniacústica 2023, XIII Encuentro Ibérico de Acústica, 18 - 20 de outubro, Cuenca, Espanha. |
Resumo(s): | No quadro das diretivas europeias sobre avaliação e gestão do ruído ambiente, a Brisa tem desenvolvido ações que visam avaliar a influência dos pavimentos como medida de redução do ruído e, subsequentemente, ajustar a aplicabilidade do método de previsão de ruído CNOSSOS à realidade da rede rodoviária concessionada.
Neste sentido, foram selecionados diversos sublanços onde ocorreu a substituição da camada de desgaste em Betão Betuminoso Drenante (PA 12,5) e em Betão Betuminoso (AC 14), em fim de vida, por camadas em Stone Mastic Asphalt (SMA 12) e Betão Betuminoso rugoso (AC 14).
Nesses sublanços realizaram-se medições do ruído pneu-pavimento, antes e após intervenção em tempos distintos, utilizando duas metodologias: o método Estatístico de Passagem (SPB Method) e o método da Proximidade Imediata (CPX Method). Desta forma, foi possível aferir o efeito da intervenção e da evolução do ruído nos primeiros meses de exploração das camadas em SMA12 e AC 14. Trough the framework of the European directives on the assessment and management of environmental noise, Brisa has developed some actions to assess the influence of pavements as a noise reduction measure and, subsequently, adjusting the applicability of the CNOSSOS noise prediction method, to the reality of the concession road network. To achieve this, several sub-sections were selected where the end-of-life of a Porous Asphalt (PA 12.5) and Asphalt Concrete (AC 14) wear layer were replaced with Stone Mastic Asphalt (SMA 12) and new Asphalt Concrete (AC 14) layers. Noise tyre-pavement measurements were made on these sections, before and after the intervention at different times, using two methodologies: the Statistical Pass-By method (SPB method) and Close Proximity method (CPX method). Using these methodologies, it was possible to evaluate the effect of the intervention and the evolution of the noise in the first few months of the exploration of the layers. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89153 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ISISE - Comunicações a Conferências Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
publicado.pdf | Documento publicado | 590,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |