Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89101

TítuloAvaliação da comunicação expressiva de crianças portuguesas dos 6 aos 42 meses
Outro(s) título(s)Assessment of expressive communication in Portuguese children aged 6 to 42 months
Autor(es)Ferreira, Sandra
Cruz-Santos, Anabela
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveComunicação expressiva
Idades precoces
Avaliação
Expressive communication
Early ages
Assessment
DataDez-2023
EditoraUniversidade da Coruña
Resumo(s)A aquisição da comunicação é essencial para o desenvolvimento global da criança. Problemas na comunicação em idades precoces podem influenciar negativamente o desenvolvimento comportamental, socio-emocional e cognitivo da criança. Face à elevada prevalência de crianças portuguesas com dificuldades na comunicação, é pertinente perceber como ocorre o seu desenvolvimento comunicativo expressivo, e assim identificar precocemente os casos de risco que apresentem um padrão atípico de desenvolvimento. Para isso, é obrigatório o uso de instrumentos estatisticamente precisos e válidos. O Early Communication Indicator (ECI) é um instrumento que foi recentemente adaptado para a população portuguesa, e que pode apoiar na análise do desenvolvimento comunicativo expressivo das crianças portuguesas em idades precoces. Assim, administrou-se o ECI-Portugal a uma amostra de 187 crianças entre os 6 e os 42 meses, da região Norte de Portugal. Os resultados mostram que entre os 6 e os 18 meses as crianças produzem principalmente gestos e vocalizações, com as primeiras palavras a emergirem; entre os 18 e os 30 meses as crianças continuam a produzir gestos e vocalizações, com um aumento significativo da produção de palavras e a emergência das primeiras frases; entre os 30 e os 42 meses, diminui consideravelmente a produção de gestos e vocalizações e aumenta notavelmente a produção de frases. São encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os três grupos de idades, nos resultados obtidos. Os resultados deste trabalho, reforçam a utilidade do ECI-Portugal para a avaliação do desenvolvimento comunicativo de crianças portuguesas em idades precoces, ao longo do tempo.
The acquisition of communication is essential for the overall development of the child. Communication problems at an early age can negatively influence the child's behavioral, socio-emotional and cognitive development. Given the high prevalence of Portuguese children with communication difficulties, it is pertinent to understand how their expressive communicative development occurs, and thus to identify early at-risk cases that present an atypical pattern of development. For this, the use of statistically accurate and valid instruments is mandatory. The Early Communication Indicator (ECI) is an instrument that has been recently adapted for the Portuguese population, and that can support the analysis of the expressive communicative development of Portuguese children at early ages. Thus, the ECI-Portugal was administered to a sample of 187 children aged between 6 and 42 months, from the Northern region of Portugal. The results show that between 6 and 18 months’ children produce mainly gestures and vocalizations, with the first words emerging; between 18 and 30 months’ children continue to produce gestures and vocalizations, with a significant increase in word production and the emergence of the first combination of words; between 30 and 42 months, the production of gestures and vocalizations decreases considerably and the production of sentences increases notably. Statistically significant differences are found between the three age groups in the results obtained. The results of this work reinforce the usefulness of the ECI-Portugal for the assessment of the communicative development of Portuguese children at early ages, over time.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoDOI atas 10.17979/spudc.000026
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89101
Versão da editorahttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferreira et al 2023.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID