Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8890

TítuloA influência do design da embalagem na melhoria da competitividade em empresas alimentares
Autor(es)Malheiro, Carla Maria Osório Ferreira
Orientador(es)Nunes, Manuel José Lopes
Palavras-chaveEmbalagem
Design da embalagem
Inovação
Competitividade
Marketing
Packaging
Packaging design
Innovation
Competitiveness
Data27-Out-2008
Resumo(s)Um dos principais objectivos das empresas consiste em desenvolver e introduzir produtos inovadores no mercado, num período de tempo reduzido. A possibilidade de criar e sustentar uma vantagem competitiva baseada na criação de embalagens com design inovador e pioneiro, que responda às necessidades actuais e futuras do mercado, leva as empresas a disponibilizarem um crescente volume de recursos nos seus projectos de concepção e desenvolvimento. Este trabalho tem como objectivo investigar e analisar em que medida a inovação e o design da embalagem influenciam na melhoria da competitividade das empresas alimentares, através da realização de um estudo de caso numa empresa do sector alimentar – Carnes Landeiro, S.A. Foi efectuada uma revisão bibliográfica de fontes teóricas diversificadas, que permitiu desenvolver um questionário com o objectivo de identificar quais os factores competitivos de um produto alimentar, analisar as embalagens de produtos alimentares existentes no mercado e comparar essas embalagens com as dos produtos da Carnes Landeiro, S.A. No estudo realizado identificou-se que a embalagem e a capacidade de inovação são factores decisivos na selecção de um produto alimentar e que em relação à embalagem, todas as características identificadas na literatura são importantes na sua definição. A análise estatística dos dados, realizada no âmbito deste projecto de investigação, permitiu verificar que, como já foi referido, existe uma relação directa entre a embalagem e a capacidade de inovação na selecção de um alimentar e uma relação directa entre a embalagem e o grau de importância das características da embalagem de um produto alimentar. Também foi possível verificar que existe uma relação directa entre a capacidade de inovação e o grau de importância das características da embalagem de um produto alimentar. Em relação aos produtos da Carnes Landeiro, S.A., verifica-se que existe uma relação inversa entre a embalagem e as características funcionais da embalagem de um produto alimentar da Carnes Landeiro, S.A. e uma relação inversa entre a capacidade de inovação e as características visuais da embalagem de um produto alimentar da Carnes Landeiro, S.A. A análise realizada permitiu verificar que não existe uma correlação significativa entre a embalagem e as características dimensionais da embalagem de um produto alimentar da Carnes Landeiro, S.A., entre a embalagem e as características visuais da embalagem de um produto alimentar da Carnes Landeiro, S.A.,entre a capacidade de inovação e as características funcionais da embalagem de um produto alimentar da Carnes Landeiro S.A, e entre a capacidade de inovação e as características dimensionais da embalagem de um produto alimentar da Carnes Landeiro, S.A. Nesta dissertação, após a análise fundamentada da problemática do design da embalagem nas empresas alimentares, concluiu-se que as embalagens da empresa Carnes Landeiro, S.A. necessitam de ser alteradas, tendo, portanto, sido sugeridas algumas alterações.
One of the main objectives of companies consists in developing and introducing of innovative products in the market in a shortest period of time. The urge to create and sustain a competitive advantage based on the creation of innovative packaging and pioneering design that meet current and future market needs takes companies to allocate an increasing amount of resources to their projects of conception and development. The objective of this work was to investigate and analyse the way in which innovation and the design of packaging influences the competitiveness of companies in the food industry, by using a study case (Carnes Landeiro. S.A.). The bibliography research that was undertaken lead to the development of a questionnaire with the objective of identifying the main competitive factors of the food industry products and to analyze and compare existing packaging of food products in the market with that of Carnes Landeiro, S.A. In the study carried out all the characteristics of packaging and the capacity of innovation were identified as decisive factors in the selection of food industry product. The statistical analysis of the data, carried out in the scope of this project, lead to the conclusion that there are direct relationships between: a) the packaging and the rank of importance of its characteristics ; b) capacity of innovation and the rank of importance of its characteristics; c) the packaging of a food products, and the dimensional characteristics of packaging of food product of Carnes Landeiro, and d) the packaging of food product and the visual characteristics of packaging of food products of Carnes Landeiro. Furthermore, it also possible to verify that there are inverse relationships between: a) the packaging of the food products and the functional characteristics of the packaging of food product of Carnes Landeiro, b) the capacity of innovation and the functional characteristics of packaging of food products of Carnes Landeiro, c) the capacity of innovation and dimensional characteristics of packaging of food products of Carnes Landeiro, d) the capacity of innovation and the visual characteristics of packaging of a food products of Carnes Landeiro. Finally, alterations to packaging structure of Carnes Landeiro products’ are presented in the light of the statistical analyses that was undertaken in this project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Engenharia Industrial - Área de Especialização Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8890
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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