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https://hdl.handle.net/1822/88887
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Óscar Samuel Novais | por |
dc.contributor.advisor | Duarte, Miguel Bandeira | por |
dc.contributor.author | Ramos, Maria João Azevedo Gomes Mendes | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T09:56:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/88887 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia de Produto | por |
dc.description.abstract | Um Museu, entre muitas outras coisas, é um espaço de aprendizagem e apreciação do conteúdo que nele consta. Não vamos todos os dias a um, e apesar de sermos capazes de apreciar uma enorme quantidade de imagéticas no dia comum, o facto de termos muitas outras tarefas a fazer torna-nos menos atentos ao nosso redor, pelo que os momentos de efetiva apreciação ocorrem essencialmente em atividades turísticas. Desta forma, a experiência de apreciação surge em momentos contidos e específicos, essencialmente a apreciação de uma obra de arte. Quando vamos a um Museu estamos predispostos a abrir a mente de modo a apreciar aquilo que nos for de interesse, então, que melhor momento para o surgimento de uma nova experiência de apreciação conjunta? Enquanto normovisuais temos a capacidade de observar com os olhos, ao passo que um deficiente visual tem outras capacidades que implicam “ver” de outra maneira. Desta forma, e com o intuito de aproximar estes dois indivíduos, o presente projeto propõe a entrada do público com deficiência visual num ambiente de aprendizagem conjunta, ainda que o modo de captação e de processo de aprendizagem seja diferenciado, dos demais. Existem diversas vertentes da deficiência visual, e, como tal para a inserção deste público, foi necessário levar este aspeto em consideração. A estratégia seguida para o desenvolvimento deste projeto passou, então, por perceber como é o que os normovisuais vêm e apreciam uma obra, e que tipo de sensações lhes transmite; quais os parâmetros de maior relevo a nível visual que, ainda que sejam percebidos de forma inconsciente, têm um grande peso na perceção da componente visual, e que tipo de estímulos e com que sensibilidade as pessoas com deficiência visual são capazes de perceber. Através destes aspetos foram criados parâmetros de transmissão, através de relações diretas e sinestésicas que permitem a criação de um processo de análise e representação de pinturas, com enfoque em elementos que inclusivamente na vida real não estão ao alcance dos mesmos, uma paisagem. | por |
dc.description.abstract | A Museum, among many other things, is a space for learning and appreciating the content contained therein. We don't go to one every day, and even though we are capable of appreciating a large amount of imagery on a regular day, the fact that we have many other tasks to do makes us less attentive to our surroundings, meaning that the effective moments of appreciation occur essentially in touristic moments. In this way, the experience of appreciation arises in contained and specific moments, essentially on the appreciation of a work of art. When we go to a Museum, we are predisposed to open our minds in order to appreciate what interests us, so what better time for a new experience of joint appreciation to emerge? As sighted people we have the ability to observe with our eyes, while a visually impaired person has other abilities that imply “seeing” in another way. In this way, and with the aim of bringing these two individuals closer together, this project proposes the entry of the visually impaired public into a joint learning environment, even though the method of acquisition and learning process is different from the others. There are several aspects of visual impairment, and, as such, for the inclusion of this audience, it was necessary to take this aspect into consideration. The strategy followed for the development of this project was, then, to understand how sighted people see and appreciate an artwork, and what type of sensations it conveys to them; which are the most important parameters at a visual level that, even if they are perceived unconsciously, have a great influence on the perception of the visual component, and what type of stimuli and with what sensitivity are people with visual impairment able to perceive. Through these aspects, transmission parameters were created, through direct and synesthetic relationships that allow the creation of a process of analysis and representation of paintings, focusing on elements that are not within their reach even in real life, a landscape. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Multissensorialidade | por |
dc.subject | Parametrização | por |
dc.subject | Sensações | por |
dc.subject | Art | por |
dc.subject | Multisensoriality | por |
dc.subject | Parameterization | por |
dc.subject | Sensations | por |
dc.subject | Visual impairment | por |
dc.title | Desenvolvimento e análise da abordagem multimaterial e multissensorial recreação parametrizada de pinturas artísticas para pessoas com deficiência visual | por |
dc.title.alternative | Development and analysis of the multi-material and multisensory approach parameterized recreation of artistic paintings for visually impaired people | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
dc.identifier.tid | 203526708 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 19 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Joao Azevedo Gomes Mendes Ramos.pdf Até 2027-01-09 | Dissertação de mestrado | 6,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |