Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88877

TítuloImportância didática da cultura no ensino de Chinês Língua Estrangeira (CLE): um caso prático
Outro(s) título(s)Didactic importance of culture in teaching Chinese as a Foreign Language: a case study
对外汉语教学中文化的教学重要性:案例研究
Autor(es)Sá, Tânia Filipa da Costa
Orientador(es)Martins, João Marcelo Mesquita
Palavras-chaveChinês Língua Estrangeira
Cultura
Espiral de ensino criativo
Material didático
Quatro Ps
Chinese as a foreign language
Culture
Creative teaching spiral
Teaching materials
Four Ps
汉语
文化
螺旋式创意教学
课件
四个 P
Data14-Fev-2024
Resumo(s)Foi provado por Resnick, em 2017, os benefícios das suas teorias educacionais, como os "quatro Ps" e a "espiral do ensino criativo", demostrando que alunos nestes projetos de ensino adquirem um maior número de conhecimentos e estão mais bem preparados para usar esses conhecimentos em situações futuras. Apesar de estas teorias serem frequentemente aplicadas em projetos em que se usam tecnologias de informação e comunicação, são raramente utilizadas no ensino de línguas estrangeiras. Em 2006, Janet Zhinqun Xing escreve uma tese a defender, mais uma vez, o ensino da língua aliado à cultura. Com estas informações em mente, este trabalho tem como objetivo exemplificar como as teorias de Resnick (2017) e a cultura podem ser usadas para o ensino de Chinês Língua Estrangeira. Com o conhecimento adquirido durante o estágio curricular, e no decorrer da elaboração deste relatório, procedemos à elaboração de exemplos de material didático e da maneira como este deve ser aplicado em sala de aula. Para fortalecer este relatório, foi ainda feito um inquérito em contexto de sala de aula a fim de identificar ou não a aceitação dos alunos da proposta de aula que subtemos.
It was proved by Resnick, in 2017, the benefits of his educational theories, such as the "four Ps" and the "spiral of creative teaching", demonstrating that students in these teaching projects acquire a greater amount of knowledge and are better prepared to use this knowledge in future situations. Although these theories are widely used in projects that use information and communication technologies, they are rarely used in foreign language teaching. In 2006, Janet Zhinqun Xing writes a thesis defending, once again, language teaching combined with culture. With this information in mind, this work aims to exemplify how Resnick's (2017) theories and culture can be used for teaching Chinese as a foreign language. With the knowledge acquired during the curricular internship, and during the elaboration of this report, we proceeded to the elaboration of examples of didactic material and the way in which it should be applied in the classroom. To strengthen this report, an inquiry was also carried out in the classroom context to identify whether students accepted the proposed lesson that we have submitted.
Resnick 在 2017 年提出了他的 “四个 P” 和 “创造性教学螺旋” 等教育理论, 证明学生在这些教学实验项目中获得了更多的知识,并为以后的学习做了更好的准备, 而且可以在未来的情况中使用这些知识。 这些理论广泛应用于使用信息和通信技术的 项目中,但在外语教学中却很少使用到。 2006 年,Janet Zhinqun Xing 发表了一篇学术文 章,论述语言教学过程中文化教学的重要性。 出于这些信息,本实习报告旨在针对本 人教学实习的经历,反思 Resnick(2017)的理论和文化内容的教学应如何运用于对外 汉语教学。 利用在中葡跨文化研究硕士课程实习期间以及在撰写本报告过程中获得的 知识,本文主要阐述如何从文化内容的角度使课堂教学方式与教材的语言内容相结 合。 这份报告还介绍了我们在课堂上进行的一项调查,以了解学生对教学计划的接受 程度。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: área de especialização de Chinês para Falantes de Português
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88877
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Filipa da Costa Sa.pdfRelatório de estágio2,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID