Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88853

TítuloA comunicação externa nas instituições públicas: o caso do CMIA
Outro(s) título(s)The importance of external communication in public institutions: the case of CMIA.
Autor(es)Dias, Ariana Araújo
Orientador(es)Balonas, Sara
Palavras-chaveComunicação estratégica
Comunicação externa
Comunicação pública
Instituições públicas
External communication
Public communication
Public institutions
Strategic communication
Data30-Jan-2024
Resumo(s)A globalização e as evoluções digitais e tecnológicas que temos vivenciado nos últimos anos, têm levado as organizações a adaptarem-se e posicionarem na sociedade de forma distinta do que haviam feito até então (Santos, 2007). O desenvolvimento de uma boa comunicação externa passou a ser um ponto fulcral na sobrevivência das empresas e instituições, sendo um “suporte necessário ao bom relacionamento entre uma organização e o seu público interno e externo” (Jacomini, 2011, p.1). Assim sendo, não se pode descartar a necessidade constante de comunicar com os stakeholders, de forma a criar uma imagem e reputação favoráveis à organização. Embora ainda exista uma grande resistência, as instituições públicas têm vindo a compreender a indispensabilidade da aposta em estratégias de comunicação eficazes que transmitam credibilidade e reputação aos cidadãos. Neste sentido, o presente Projeto de Ação tem como principal objetivo estudar a importância que a criação e implementação de um projeto estratégico pode ter na eficácia da comunicação externa do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e do Parque Ecológico Urbano. Para tal, seguiu-se a metodologia de Investigação-Ação de Coutinho (2014). Numa fase inicial, realizou-se o diagnóstico à situação atual do CMIA e do Parque através da análise de documentos fornecidos pela unidade, da entrevista realizada à diretora do CMIA e de um inquérito por questionário direcionado à população vianense. Após a análise dos dados, considerou-se que a fraca adesão da população perante as atividades promovidas pela unidade era uma fraqueza que podia ser trabalhada e, nesse sentido, foi planificado e implementado um plano estratégico de comunicação externa, com o intuito de promover um workshop de culinária junto da população vianense. Implementado o plano, compreendeu-se que houve um aumento de visibilidade e notoriedade do CMIA e do Parque junto da população, tendo-se verificado um aumento de participantes nas atividades promovidas pela unidade. Assim, este projeto demonstrou a importância que a criação de estratégias de comunicação tem na promoção de eventos desenvolvidos pelo CMIA e pelo Parque Ecológico Urbano.
Globalisation and the digital and technological developments we have experienced in recent years have led organisations to adapt and position themselves in society in a different way to what they had done before (Santos, 2007). The development of good external communication has become a key point in the survival of companies and institutions, being a "necessary support for the good relationship between an organisation and its internal and external public" (Jacomini, 2011, p.1). Therefore, the constant need to communicate with stakeholders cannot be ruled out, in order to create a good and credible image and reputation for the organisation. Although there is still a great deal of resistance, public institutions have come to realise the indispensability of investing in effective communication strategies that convey credibility and reputation to citizens. With this in mind, the main objective of this Action Project is to study the importance that the creation and implementation of a strategic project can have on the effectiveness of the external communication of the Environmental Monitoring and Interpretation Centre and the Urban Ecological Park. To this end, the Action Research methodology of Coutinho (2014) was followed. Initially, a diagnosis was made of the current situation of the CMIA and Parque Ecológico Urbano by analysing documents provided by the unit, interviewing Dra. Leonor Cruz - director of the CMIA - and a questionnaire aimed at the local population. After analysing the data, it was considered that the low level of public support for the activities promoted by the unit was a weakness that could be addressed and, to this end, a strategic external communication plan was planned and implemented with the aim of promoting a cookery workshop to the local population. Once the plan was implemented, it was realised that there was an increase in the visibility and notoriety of the CMIA and the Park among the population, with an increase in participants in the activities promoted by the unit. This project has thus demonstrated the importance of creating communication strategies to promote events organised by the CMIA and Parque Ecológico Urbano.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88853
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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