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TítuloA influência dos suportes digitais na aprendizagem do Chinês Língua Estrangeira
Outro(s) título(s)The influence of digital platforms on the learning of Chinese as a Foreign Language
Autor(es)Machado, Ângelo Manuel Fernandes
Orientador(es)Martins, João Marcelo Mesquita
Palavras-chaveChinês Língua Estrangeira
Ensino tradicional
Ensino não tradicional
Plataformas digitais
Teoria das Inteligências Múltiplas
Chinese as a Foreign Language
Digital platforms
Non-traditional teaching methods
Traditional teaching methods
Theory of Multiple Intelligences
Data2-Fev-2024
Resumo(s)Atualmente, as plataformas digitais de consumo de conteúdos musicais, videográficos, filmográficos e outros estão constantemente presentes no nosso quotidiano. Nesta dissertação, iremos abordar a possível influência que estas podem ter na aprendizagem de uma língua como o chinês mandarim. Inicialmente, exploraremos os métodos de ensino tradicionais, o que são, as suas vantagens e desvantagens; de seguida, os métodos de ensino não tradicionais, focando-nos no ensino comunicativo de línguas e no ensino de línguas baseado em tarefas e nas vantagens e desvantagens de ambos. Após apresentados e introduzidos esses termos, será apresentado, no capítulo seguinte, um estudo com base em dois inquéritos realizados aos alunos dos segundo e terceiro anos da Licenciatura em Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses no ano letivo de 2021/22. O primeiro tem como objetivo observar e realçar as dificuldades dos alunos aquando da sua aprendizagem de Chinês Língua Estrangeira (CLE) e os seus hábitos de consumo de conteúdo disponibilizado na internet de forma a entendermos como podemos inserir o uso de plataformas digitais, juntamente com os métodos de ensino não tradicionais em contexto de aula, para auxiliar na colmatação das dificuldades dos estudantes. No segundo inquérito, será realizada uma atividade que tem por objetivo demonstrar se as plataformas digitais podem ser por si próprias um método de aprendizagem, sem auxílio tradicional de um docente. Para isso, os alunos, divididos em dois grupos distintos onde um desses terá acesso a uma ficha de vocabulário, responderão a um questionário relativo a um excerto que lhes será mostrado no momento da realização da atividade. Desta forma, entenderemos de que forma podem os métodos menos tradicionais complementar os métodos tradicionais, para permitir que as vantagens de ambos se juntem para melhorar a aprendizagem do aluno. Uma vez definida que a complementaridade do tradicional com o não tradicional pode ser uma mais-valia no ensino da língua chinesa, no último capítulo, iremos abordar, através da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner de forma a abranger um máximo de tipos de alunos possíveis, a criação de atividades mais tradicionais tendo como ponto central o uso de conteúdos disponíveis através da internet e das suas diversas plataformas.
Currently, digital platforms for consuming music, videos, films, and other content are always present in our daily lives. In this dissertation, we will reflect on the influence that these platforms can have on learning a language like Mandarin Chinese. Initially, in Chapter 1, we will explore traditional teaching methods, what they are, their advantages and disadvantages; and then, non-traditional teaching methods, focusing on communicative language teaching and task-based language teaching, and the advantages and disadvantages of both. After presenting and introducing these terms, a study based on two surveys conducted with the 2021/22 second and third-year students of the Licenciatura in Oriental Studies: Chinese and Japanese Studies of the University of Minho will be presented in Chapter 2. The first survey aims to observe and highlight the difficulties students face during their foreign language learning of Chinese and their habits of consuming internet content, to better understand how we can integrate the use of digital platforms, along with non-traditional teaching methods, in a classroom context to help address students' difficulties. In the second survey, an activity will be conducted to demonstrate whether digital platforms can be a learning method on their own, without traditional teacher assistance. For this purpose, students - divided into two distinct groups, of which only one has access to a vocabulary sheet - will respond to a questionnaire related to an excerpt shown to them during the activity. In this way, we will understand that traditional methods can complement less traditional methods, allowing the advantages of both to come together to enhance student learning while mutually bridging the gaps of the other method. Once it's established that the complementarity of traditional and non-traditional methods can be an asset in Chinese language teaching, Chapter 3 will address the creation of more traditional activities, through Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences, in order to encompass as many kinds of students as possible, but with a central focus on using content available through the internet and its various platforms.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês - Chinês para falantes de Português
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88730
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

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