Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88350

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Isabelpor
dc.contributor.advisorBento, Gabrielapor
dc.contributor.authorRebelo, Mariana Alexandra Pintopor
dc.date.accessioned2024-01-30T15:56:57Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88350-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica da Infância e Adolescênciapor
dc.description.abstractA literatura tem apontado para a importância que a qualidade em creche, sobretudo a qualidade das interações entre os profissionais de educação de infância e as crianças tem na trajetória desenvolvimental das mesmas. Do mesmo modo, a estimulação em casa realizada pelos cuidadores, demonstrou resultados muito positivos ao nível das capacidades desenvolvimentais das crianças. O objetivo do presente estudo é analisar a relação que existe entre as interações em creche, ao nível do apoio emocional e comportamental e o apoio à aprendizagem dos profissionais, a estimulação em casa e o desenvolvimento das crianças, sendo os dados recolhidos através dos instrumentos Classroom Assessment Scoring System, do Questionário da Estimulação em Casa e do Caregiver Reported Early Development Instruments. A amostra é constituída por 111 crianças dos 12 aos 36 meses e 32 profissionais de educação de infância. Os resultados evidenciam que o apoio emocional e comportamental e o apoio à aprendizagem dos profissionais se correlacionam positivamente com o desenvolvimento global, cognitivo, da linguagem, motor e socio emocional. O mesmo acontece para a variável da estimulação em casa, que se correlaciona positivamente com o desenvolvimento global, cognitivo, da linguagem, motor e socio emocional. O estudo realça a importância do estabelecimento de interações de qualidade em creche bem como da relevância do contexto familiar para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.por
dc.description.abstractThe literature has pointed to the importance that the quality of daycare, especially the quality of interactions between early childhood education professionals and children, has in their developmental trajectory. In the same way, the stimulation at home carried out by the caregivers showed very positive results in terms of the children's developmental abilities. The objective of the present study is to analyze the relationship that exists between interactions in daycare, at the level of emotional and behavioral support and the support to the learning of professionals, stimulation at home and the development of children, with data collected through the Classroom Assessment Scoring System, the Home Stimulation Questionnaire and the Caregiver Reported Early Development Instruments. The sample consists of 111 children aged 12 to 36 months and 32 early childhood education professionals. The results show that the emotional and behavioral support and the learning support of professionals are positively correlated with the global, cognitive, language, motor and socio-emotional development. The same is true for the home stimulation variable, which is positively correlated with global, cognitive, language, motor and socio-emotional development. The study highlights the importance of establishing quality interactions in daycare centers, as well as the relevance of the family context for the development of children in the first years of life.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccess (1 Year)por
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectProfissionais de educação de infânciapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectEstimulação em casapor
dc.subjectInteractionspor
dc.subjectEarly childhood education professionalspor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectStimulation at homepor
dc.titleRelações entre a qualidade das interações em creche, a estimulação em casa e o desenvolvimento das crianças dos 12 aos 36 mesespor
dc.title.alternativeRelationships between daycare interactions, stimulation at home and the development of children aged 12 to 36 monthspor
dc.typemasterThesiseng
dc.date.embargo2024-12-18-
dc.identifier.tid203490517por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Alexandra Pinto Rebelo.pdf
  Até 2024-12-18
Dissertação de mestrado349 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID