Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88346

TítuloValidação do questionário de competências sociais e emocionais em adolescentes portugueses
Outro(s) título(s)Validation of the social and emotional skills questionnaire in portuguese adolescents
Autor(es)Martins, Patrícia Daniela Grandinho
Orientador(es)Freire, Teresa
Teixeira, Ana
Palavras-chaveAdolescência
Competências sociais e emocionais
Mudanças positivas
Adolescence
Social and emotional skills
Positive changes
Data18-Dez-2023
Resumo(s)O estudo das competências sociais e emocionais começou durante os anos 90 a partir das investigações de Mayer e Salovey. Também neste período começaram a surgir programas de desenvolvimento destas competências nos contextos educacionais cujo objetivo era melhorar o comportamento pró-social, as atitudes, os problemas de conduta e o desempenho académico. Para tal começou-se a estudar competências como a autoconsciência, a autogestão, consciência social, comportamento pró-social e tomada de decisão responsável de forma a proporcionar mudanças positivas nos adolescentes e nos contextos onde estão inseridos. Deste modo, o objetivo deste estudo foi validar o questionário de competências sociais e emocionais (SEC-q) em adolescentes portugueses uma vez que esta escala inclui todas estas competências sociais e emocionais num único instrumento de medida. Os resultados apontam para uma escala, com bons indicadores de validade, com 16 itens, agrupados em 4 fatores que refletem as competências sociais e emocionais: (1) Consciência social e comportamento pró-social (α=0.863); (2) autoconsciência (α=0.852); (3) tomada de decisão responsável (α=0.840; (4) autogestão (α=0.762), com um alfa de Cronbach total da escala de 0.927 mantendo a estrutura da escala original.
The study of social and emocional skills began during the 90s following research by Mayer and Salovey. Also during this period, programs to develop these skills Started to emerge in educational contexts with the aim of improving prosocial behavior, attitudes, conduct problems and academic performance. To this end, we began studying skills such as self-awareness, self-management, social awareness, prosocial behavior and responsible decision-making in order to provide positive changes in adolescents and the contexts in which they are inserted. Therefore, the objective of this study was to develop and validate the social and emotional skills questionnaire (SEC-q) in Portuguese adolescents since this scale includes all these social and emotional skills in a single measuring instrument. The results point to a scale, with good validity indicators, with 16 items, grouped into 4 factors that reflect social and emotional skills: (1) Social awareness and prosocial behavior (α=0.863); (2) self-awareness (α=0.852); (3) responsible decision making (α=0.840; (4) self-management (α=0.762), with a total scale Cronbach's alpha of 0.927 maintaining the structure of the original scale.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e na Adolescência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88346
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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