Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88345

TítuloElaboração, implementação e avaliação da eficácia do programa Me2You (tutorias por pares), em crianças do Ensino Básico - 1º Ciclo
Outro(s) título(s)Elaboration, implementation and evaluation of the effectiveness of the Me2You program (peer tutoring) in Elementary School children
Autor(es)Noronha, Odete Jocelina Calisto
Orientador(es)Freire, Teresa
Palavras-chaveTutorias por pares
Competências socioemocionais
Crianças
Ensino Básico
Peer tutoring
Socio-emotional skills
Children
Elementary School
Data18-Dez-2023
Resumo(s)As escolas têm reunido esforços para apoiar concomitantemente as necessidades académicas e socioemocionais das crianças, persistindo o interesse em encontrar formas eficazes de promover mudanças positivas e o desenvolvimento integral das mesmas. Neste cenário, o programa Me2You (Tutoria por Pares) surge como uma intervenção inovadora que visa favorecer o desenvolvimento socioemocional e, consequentemente, o sucesso escolar das crianças, através de interações positivas num ambiente informal de aprendizagem entre pares. Este procurou analisar as diferenças nas medidas da Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QVRS), competências socioemocionais e desempenho académico, tanto nas crianças em geral como entre os grupos de tutores e tutorandos, antes e após a implementação do programa. A amostra foi composta por 47 crianças do Ensino Básico (1º Ciclo), envolvendo avaliações de três grupos de informantes: crianças, pais e professores. Os resultados, em geral, indicam mudanças positivas em algumas medidas da QVRS, das competências socioemocionais e do desempenho académico. Notavelmente, tanto os tutores quanto os tutorandos beneficiaram do programa, observando-se uma melhoria mais significativa no grupo de tutorandos em comparação com o grupo de tutores. Em conclusão, o programa Me2You demonstrou ser uma ferramenta valiosa para promover o desenvolvimento positivo e integral das crianças.
In an effort to find effective ways to promote positive change and the all-round development of children, schools have joined forces to support their academic and socio-emotional needs at the same time. With this in mind, the Me2You (Peer Tutoring) program has emerged as an innovative intervention that aims to promote children's socio-emotional development and, consequently, their success at school, through positive interactions in an informal peer-learning environment. This program sought to analyze the differences in measures of Health-Related Quality of Life (HRQoL), socio-emotional skills and academic performance, both in children and between groups of tutors and tutees, before and after the program's implementation. The sample consisted of 47 elementary school children and involved evaluations from three informant groups: children, parents and teachers. The results, in general, indicate positive changes in some measures of HRQoL, socio-emotional skills and academic performance. Both tutors and tutees notably benefited from the program, with a more significant improvement observed in the tutee group compared to the tutor group. In conclusion, the Me2You program proved to be a valuable tool for promoting the positive and integral development of children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88345
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Odete Jocelina Calisto Noronha.pdfDissertação de mestrado399,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID