Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88108
Título: | Perceção do consumidor face ao ecoturismo |
Outro(s) título(s): | Consumer perceptions towards ecotourism |
Autor(es): | Albuquerque, Inês Ribeiro Barbas de |
Orientador(es): | Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Turismo sustentável Comportamento do consumidor Sustentabilidade Ecoturismo Sustainable tourism Consumer behavior Sustainability Ecotourism |
Data: | 10-Jan-2024 |
Resumo(s): | A sustentabilidade está cada vez mais presente no dia-a-dia do ser
humano. As preocupações com este tema já são constantes e até o turismo
já está a criar alternativas mais sustentáveis.
O principal foco da presente dissertação é compreender se o cliente de
um alojamento de ecoturismo sabe no que consiste o ecoturismo e se tem
consciência das práticas do mesmo.
A presente investigação tem o objetivo de compreender o comportamento
do consumidor e as suas motivações quando opta pelo ecoturismo.
Foi ainda efetuado um estudo através de um inquérito a diversos
indivíduos para compreender quais as suas motivações aquando da escolha
de um alojamento ecoturístico. Foram respondidos 300 inquéritos e as
principais conclusões do estudo foram que o serviço e o conforto são fatores
fundamentais para a população estudada. O tipo de alojamento eleito pelos
consumidores são os chalés e o valor por noite não deve ultrapassar os 101€. Sustainability is increasingly present in the daily life of human beings. The concerns with this theme are already constant and even tourism is already creating more sustainable alternatives. The focus of this dissertation is to understand if the customer of an ecotourism lodging is aware of its practices and if they know what ecotourism consists of. This research aims to understand consumer behavior and their motivations when choosing ecotourism. A study was also carried out through a survey of several individuals to understand their motivations when choosing an ecotourism lodging. Three hundred surveys were answered and the main conclusions of the study were that service and comfort are key factors for the population studied. The type of accommodation chosen by consumers are the chalets and the price per night should not exceed 101€. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88108 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ines Ribeiro Barbas de Albuquerque.pdf | Dissertação de Mestrado | 977,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons