Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88079

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Eduardopor
dc.contributor.authorCorreia, Nuno Miguel Pereirapor
dc.date.accessioned2024-01-11T15:55:08Z-
dc.date.available2024-01-11T15:55:08Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88079-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitetura, área de Cultura Arquitétonicapor
dc.description.abstractNesta dissertação, “Aprender a ver em profundidade”, defende-se que a qualidade na arquitetura não tem de estar vinculada a um nome. Como exemplo prático deste conceito, previamente retratado por Chistopher Alexander, utiliza-se o arquiteto Fernando Távora, um dos que optou por não deixar a sua assinatura em cada uma das suas obras, como ponto de referência e caso de estudo. Para uma aproximação à forma como Távora alcança este princípio divide-se o estudo em diferentes segmentos, pois, para entender o todo, é necessário compreender as partes. Só se aprende a ver em profundidade quando se sabe aquilo que se procura; deste modo, divide-se a análise segundo três pontos chave que se julgam ser representativos da forma intemporal de construir de Fernando Távora: Lugar, Decoro e Conjuntura. A estes pontos está associada a análise de uma obra, onde se veem expressos de forma objetiva estes significados. As obras escolhidas foram a Secção da PSP em Guimarães (para o Lugar), o Anfiteatro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (para o Decoro), e a casa Engenheiro Guilherme Álvares Ribeiro no Porto (para a Conjuntura). Numa segunda parte, os três pontos anteriormente estudados são aplicados à análise de uma só obra: o edifício sede da Assembleia de Guimarães. Com a análise deste projeto, tentou demonstrar-se que, mesmo nas obras menos divulgadas de Fernando Távora, existe uma qualidade sem nome bastante representativa da sua forma de pensar e olhar a arquitetura. Assim, este trabalho pretende ser uma ferramenta de auxílio ao projeto, que apresenta um modo alternativo de ver a arquitetura de Távora, para tentar alcançar uma forma de construir onde exista esta qualidade sem nome.por
dc.description.abstractIn this dissertation, “Learning to see in depth”, it is argued that quality in architecture does not have to be linked to a name. As a practical example of this concept, previously portrayed by Chistopher Alexander, the architect Fernando Távora, one of those who chose not to leave his signature on each of his works, is used as a reference point and case study. To get closer to how Távora achieves this principle, the study is divided into different segments, since, to understand the whole, it is necessary to understand the parts. You only learn to see in depth when you know what you are looking for; in this way, the analysis is divided according to three key points that are considered to be representative of Fernando Távora's timeless way of building: Place, Decorum and Conjuncture. These points are associated with the analysis of a project, where these meanings are objectively expressed. The projects chosen were the PSP Section in Guimarães (for Place), the Amphitheater of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (for Decorum), and the Engenheiro Guilherme Álvares Ribeiro house in Porto (for Conjuncture). In a second part, the three previously studied points are seen applied to the analysis of a single work: the headquarters building of the Guimarães Assembly. With the analysis of this project, an attempt was made to demonstrate that, even in Fernando Távora's less publicized works, there is a quality without a name that is quite representative of his way of thinking and looking at architecture. Therefore, this work intends to be a tool to assist the act of project, which presents an alternative way of seeing the architecture of Távora, to try to achieve a way of building where this quality without a name exists.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectVerpor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectDecoropor
dc.subjectConjunturapor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSeepor
dc.subjectPlacepor
dc.subjectDecorumpor
dc.subjectConjuncturepor
dc.subjectQualitypor
dc.titleAprender a ver em profundidade. A qualidade sem nome na obra de Fernando Távorapor
dc.title.alternativeLearn to see in depth. The quality without a name in the work of Fernando Távorapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203452909por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Miguel Pereira Correia.pdfDissertação de Mestrado33,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID