Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87973

TítuloO Coliseu do Porto nos cartazes de Cruz Caldas. Fragmentos de uma cidade imaginária
Outro(s) título(s)The Coliseu do Porto in the posters of Cruz Caldas. Fragments of an imaginary city
Autor(es)Lima, Teresa
Pires, Helena
Palavras-chaveAntónio Cruz Caldas
Coliseu do Porto
Cartaz publicitário
Cultura urbana
Advertising poster
Urban culture
Data2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaVista: Revista de Cultura Visual
CitaçãoLima, T., & Pires, H. (2023). O Coliseu do Porto nos cartazes de Cruz Caldas. Fragmentos de uma cidade imaginária. Vista, (12), e023015. https://doi.org/10.21814/vista.4867
Resumo(s)O estudo preliminar que aqui se apresenta insere-se no âmbito de um trabalho de recolha, análise e divulgação que a Passeio (Plataforma de Arte e Cultura Urbana do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Universidade do Minho; https://www.passeio.pt) se encontra a desenvolver, relacionando memória, cultura visual (design gráfico e publicidade exterior) e espaço urbano. Para o caso específico deste artigo, selecionamos uma amostra de 39 objetos gráficos (maioritariamente, cartazes, mas onde também se incluem programas e ilustrações) que o publicitário António Cruz Caldas (1898–1975) elaborou para o Coliseu do Porto, entre 1941 e 1969. Propomos, a partir desse corpus, estimular uma discussão sobre a dimensão cultural da publicidade, reinterpretar o valor de memória do documento de arquivo, construir novas representações sobre a cidade imaginada inscrita nestes documentos e, finalmente, questionar qual o papel do cartaz hoje, numa era de hiperestimulação. A análise da amostra selecionada assenta na classificação sugerida por Abraham Moles (1969/1987), mais especificamente, nas características de “informação”, “sedução”, “educação”, “estética” e “criação”. Comparando os objetivos iniciais com a análise concretizada, podemos concluir que os cartazes criados por Cruz Caldas com um intuito originariamente de eficácia (publicitar os eventos culturais do Coliseu do Porto), condensam, simultaneamente, uma corrente estética (modernismo), uma praxis individual e uma representação, a um tempo, real e imaginária da vida cultural da urbe, espelhando, por esta via, a dimensão cultural da publicidade. Adicionalmente, ao trazermos para o olhar presente este conjunto documental, não só revelamos o valor dos seus aspetos formais e de conteúdo, como os transformamos em ferramentas de questionamento das práticas atuais. Fazendo-nos imergir no quotidiano da cidade representada por Caldas, o cartaz publicitário leva-nos a reconstruir e a ficcionar o espaço urbano. Por fim, é manifesta, nestes exemplares, a convergência de vários talentos artísticos (trabalho manual, domínio do desenho, influência da ilustração, noções geométricas de movimento e espacialidade), o que acentua o seu estatuto de obra de arte, impelindo-nos a refletir sobre a efemeridade do cartaz hoje e conjeturando o que será o registo da sua memória futura, dada a volatilidade dos suportes atuais.
The preliminary study outlined in this paper contributes to a broader projectundertaken by Passeio (Platform for Urban Art and Culture of the Communica-tion and Society Research Centre/University of Minho; https://www.passeio.pt),which connects memory, visual culture (graphic design and outdoor advertising)and urban space. For this particular work, we have selected a sample of 39graphical objects (predominantly posters, but also programmes and illustrations)designed by the publicist António Cruz Caldas (1898–1975) for the Coliseu doPorto from 1941 to 1969. Based on this corpus, we propose to prompt a discus-sion on the cultural dimension of advertising, reinterpret the memory value of thearchive document, create new representations of the imagined city encapsulated inthese documents, and, ultimately, challenge the contemporary role of the posterin an era marked by hyperstimulation. The analysis of the selected sample drawsupon the classification suggested by Abraham Moles (1969/1987), specificallyfocusing on "information", "seduction", "education", "aesthetics", and "creation".Comparing the initial objectives with the conducted analysis, we can concludethat the posters created by Cruz Caldas with an originally effective purpose (topromote the cultural events at the Coliseu do Porto) simultaneously condense anaesthetic current (modernism), an individual expression and a representation, atonce real and imaginary, of the city's cultural life, thus mirroring the cultural dimension of advertising. Bringing these documents into the present unveilsnot just their formal and content-related value but also transforms them intoinstruments for questioning contemporary practices. By immersing us in thecity's daily life as depicted by Caldas, the advertising poster prompts us to recon-struct and fictionalise the urban space. Moreover, these examples demonstratea convergence of diverse artistic talents (showcasing manual skills, adeptness in drawing, influences from illustration, and geometric concepts of movementand spatiality). This amalgamation emphasises their status as works of art,prompting contemplation on the transient nature of the poster today and sparkingspeculation about how their memory will endure in the future amid the volatility of current media.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87973
DOIhttps://doi.org/10.21814/vista.4867
e-ISSN2184-1284
Versão da editorahttps://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/4867
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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