Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87951
Título: | A interculturalidade nos manuais de língua portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal - uma realidade? |
Outro(s) título(s): | Interculturality in portuguese language manuals in the 3rd cycle of Basic Education in Portugal - is it a reality? |
Autor(es): | Oliveira, Carla Adriana Ribeiro de |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Imigração Educação intercultural Língua portuguesa Integração Manuais escolares Educação para cidadania Immigration Intercultural education Portuguese language Integration School textbooks Citizenship education |
Data: | 19-Out-2023 |
Resumo(s): | Nesta dissertação, buscamos responder à questão: "A Interculturalidade nos Manuais de
Língua Portuguesa no 3.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - Uma Realidade?". Para isso,
definimos conceitos importantes, tais como migração (Barreto, 2005; Peixoto, 2007), modelo
multicultural de integração de imigrantes (Marques, 2003; Blanc-Noel, 2009), políticas de
integração de imigrantes em Portugal, língua (Matheus, 2001) e cultura (Sardinha e Machado,
2013), entre outros tópicos relevantes para a pesquisa.
A educação intercultural foi um dos conceitos-chave para alcançar a resposta à nossa questão
de estudo, juntamente com as Estratégias Nacional de Educação para a Cidadania e as
Aprendizagens Essenciais de Língua Portuguesa no 3.º Ciclo em Portugal.
Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos manuais escolares utilizados no 3.º Ciclo do
Ensino Básico em Portugal para análise, considerando alguns pontos importantes para análise
e também a análise de questionários aplicados a professores de Língua Portuguesa do 3.º
Ciclo.
Acreditamos que, devido ao grande número de imigrantes falantes da língua portuguesa em
Portugal, especialmente brasileiros, este trabalho poderá contribuir para identificar o que
ainda precisa ser feito para que as escolas e professores estejam ainda mais preparados para
integrar esses alunos em sala de aula. Esperamos que esta pesquisa possa fornecer subsídios
para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas para a integração de imigrantes na
sociedade portuguesa e para a promoção de uma educação intercultural mais inclusiva e
equitativa. In this dissertation, we seek to answer the question: "Interculturality in Portuguese Language Manuals in the 3rd Cycle of Basic Education in Portugal - Is it a reality?" To do so, we defined important concepts such as migration (Barreto, 2005; Peixoto, 2007), multicultural model for immigrant integration (Marques, 2003; Blanc-Noel, 2009), immigrant integration policies in Portugal, language (Matheus, 2001), and culture (Sardinha and Machado, 2013), among other relevant topics for the research. Intercultural education was one of the key concepts to achieve the answer to our research question, along with the National Strategies for Citizenship Education and the Essential Learning Outcomes for Portuguese Language in the 3rd Cycle in Portugal. Through a qualitative research approach, we used school textbooks used in the 3rd Cycle of Basic Education in Portugal for analysis, considering some important points for analysis, as well as the analysis of questionnaires applied to Portuguese Language teachers in the 3rd Cycle. We believe that due to the large number of Portuguese-speaking immigrants in Portugal, especially Brazilians, this work may contribute to identifying what still needs to be done so that schools and teachers are even more prepared to integrate these students in the classroom. We hope that this research can provide support for the development of more effective public policies for the integration of immigrants in Portuguese society and for the promotion of a more inclusive and equitable intercultural education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança, área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87951 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Adriana Ribeiro de Oliveira.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons