Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87621

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nélson Bruno Martins Marques dapor
dc.contributor.advisorCosta, Susana Raquel Pintopor
dc.contributor.authorBarbosa, Joana Pintopor
dc.date.accessioned2023-12-20T11:41:21Z-
dc.date.available2023-12-20T11:41:21Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87621-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Humanapor
dc.description.abstractA presente dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Humana tem como temática a utilização de ferramentas tecnológicas no Ensino Superior de Ergonomia, Saúde e Segurança para a promoção da utilização destas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem nesta área científica. Inicialmente, foi apresentado o estado da arte associado aos conceitos que têm uma relação direta com a temática- Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a sua caracterização e utilização no Ensino em Portugal e no contexto de Engenharia; Active Learning e Smart Learning Environments (E-learning, B learning e M-learning) e por fim, ferramentas e tecnologias educativas e os recursos associados à área de SST. Esta pesquisa alicerçou-se na recolha de ferramentas TIC e na materialização do uso destas ferramentas, tendo sido feita uma recolha exaustiva destes recursos ao longo do percurso de pesquisa. Salientou-se uma dificuldade na recolha de ferramentas associadas aos Ambientes Virtuais (Realidade Aumentada/Realidade Virtual) e gamificação, assim como ferramentas de Laboratórios Virtuais e Simulação. Foram realizadas duas Revisões Sistemáticas de Literatura (SLR) com base no método PRISMA para reunir as ferramentas supracitadas, com o intuito de colmatar a dificuldade na acessibilidade a esta tipologia de TIC. Como proposto nos objetivos específicos, foi criada uma plataforma que inclui todas as ferramentas recolhidas de acordo com as categorias de risco segundo a CCOSH assim como, algumas características associadas à categorização e avaliação das mesmas como os subprocessos de gestão de risco, as categorias de aplicação, grau de complexidade, tempo de utilização e por fim, tipologia de recurso. Conclui-se desta análise que existe um número reduzido ou inexistente em determinadas tipologias de ferramentas como RA/RV e Laboratórios Virtuais e Simulação, sendo que, as ferramentas recolhidas são maioritariamente materializadas para o contexto laboral e limitadas/reduzidas a determinadas áreas laborais (e.g., construção e contaminação química), restringindo este tipo de ferramentas a determinados nichos de categorias de risco. As limitações associadas a este trabalho prenderam-se essencialmente com questões temporais, terminologias/conceitualização e associadas à natureza da metodologia de investigação. O trabalho realizado constitui uma vasta base de dados de ferramentas que podem ser utilizadas no contexto educativo de forma a fomentar a aprendizagem ativa no âmbito de uma sala de aula contemporânea e digital, preparada para formar de forma efetiva os profissionais da área.por
dc.description.abstractThis dissertation, carried out within the scope of the master’s in Human Engineering has as its theme the use of technological tools in Higher Education in Ergonomics, Health and Safety to promote it in the teaching-learning process of this scientific area. Initially, was presented the state of the art, that is associated with the concepts that have a direct relationship with the ICT theme and its characterization and use in Teaching in Portugal and in the context of Engineering; Active Learning and Smart Learning Environments (E-learning, B-learning and M-learning) and finally, educational tools, technologies and the websites associated to the OSH area. This research was based on the collection of ICT tools and the materialization of the use of these tools, with an exhaustive collection of these resources being made throughout the research path. However, the difficulty in collecting tools associated with Virtual Environments (Augmented Reality/Virtual Reality) and as well as Virtual Laboratory/Simulation tools was prematurely highlighted. Therefore, two Systematic Literature Reviews (SLR) were carried out based on the PRISMA method to bring together the most recently mentioned tools with the aim of filling the lack of difficulty in accessibility to this type of ICT. As proposed in the specific objectives, a platform that included all the tools was created for collection according to the risk categories, suggested by CCOSH, as well as some characteristics associated with their categorization and evaluation, such as risk management subprocesses, application categories, degree of complexity, time of use and finally, type of resource. It was concluded that there is a reduced or non-existent number of certain types of tools such as AR/VR and Virtual Laboratory/Simulation, being that the tools collected are mostly materialized for the work context and limited/reduced to certain work areas (e.g., construction and chemical contamination), limiting this type of tools to certain niches of risk categories. The limitations associated with this work were essentially due to temporal issues, terminologies/conceptualization and associated with the nature of the research methodology. However, the work conducted constitutes a database of tools that can be used in the educational context to encourage active learning with the aim of a contemporary and digital classroom, prepared to effectively train professionals in the area.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectSSTpor
dc.subjectEnsino à Distânciapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectAmbientes virtuais (RA/RV)por
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectOSHDigitpor
dc.subjectOSHpor
dc.subjectDistance Learningpor
dc.subjectICTpor
dc.subjectAR/VRpor
dc.subjectSimulationpor
dc.titleAvaliação de ferramentas tecnológicas para o ensino de ergonomia, saúde e segurançapor
dc.title.alternativeEvaluation of technological tools for teaching ergonomics, health and safetypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203433220por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Pinto Barbosa.pdfDissertação de Mestrado3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID