Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8745

TítuloEstado da arte sobre tijolos antigos
Autor(es)Fernandes, Francisco Manuel Carvalho Pinto
Lourenço, Paulo B.
Palavras-chaveAlvenaria antiga
Tijolos cerâmicos
Propriedades físicas
Caracterização mecânica
Análise química
Data2007
CitaçãoCONGRESSO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO, 3, Coimbra, Portugal 2007 – “Congresso Construção 2007”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2007].
Resumo(s)A prática moderna na conservação de edifícios históricos é uma tarefa complexa, que requer um diagnóstico profundo e cuidadoso. A investigação preliminar é essencial afim de intervir correctamente. A recolha de informação apropriada sobre o edifício e a avaliação das propriedades mecânicas dos materiais são fundamentais. No entanto, a avaliação das propriedades dos materiais é difícil devido à complexidade dos materiais antigos. É ainda imprescindível conhecer o estado de conservação da estrutura, a extensão dos danos, a ocorrência de humidades, a geometria e características escondidas tais como vazios, fendas e destacamentos. Assim, com o intuito de aumentar o conhecimento sobre materiais de construção antigos utilizados em Portugal, foi efectuada a caracterização de tijolos cerâmicos provenientes de seis mosteiros Portugueses do século XII a XIX. Os resultados mostraram uma grande dispersão, evidenciando as seguintes características: porosidade e sucção elevadas e baixa resistência à compressão. A composição química indica igualmente que estes tijolos não foram fabricados com o mesmo tipo de matéria-prima que os artefactos antigos de cerâmica. A estes resultados foram adicionados os resultados duma pesquisa sobre tijolos cerâmicos utilizados em monumentos espalhados por todo o mundo e de diversas épocas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8745
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fernandes3.pdfartigo116,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID