Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87369

TítuloAs teorias da aprendizagem significativa e das representações sociais: encontros e desencontros na educação
Outro(s) título(s)Meaningful learning and social representation theories: consensus and contentions in education
Autor(es)Ortiz, Adriano José
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Carvalho, Graça S.
Palavras-chaveSenso comum
Processos de aprendizagem
Conhecimentos prévios
Common sense
Previous knowledge
Learning processes
Data2023
EditoraRealize Eventos Científicos e Editora Ltda
CitaçãoOrtiz, A.J., Júnior, C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2023) As teorias da aprendizagem significativa e das representações sociais: encontros e desencontros na educação [Meaningful Learning and Social Representation Theories: consensus and contentions in education]. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos). Campina Grande: Realize Editora, 2023, 1-12
Resumo(s)A Aprendizagem Significativa (AS) se mostra um conceito subjacente para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. Já a teoria das Representações Sociais (RS) proõe um novo campo de estudo, resgatando a relevância dos saberes do senso comum. Emerge um desafio dessas contribuições: como identificar, em ambiente escolar, se estamos diante de um processo de AS, ou da construção de uma RS? Este artigo propõe uma reflexão a partir de definições e processos de construção do saber em cada uma das teorias, para identificar paralelos e divergências. Ambas as teorias apresentam semelhanças nos processos, porém há divergências nos objetivos e resultados. Para o Ensino de Ciências, é relevante compreender esses encontros e desencontros, considerando que, ao ser confrontado com um novo conceito, o estudante se depara com dois caminhos semelhantes, mas que levam a resultados opostos: uma AS dos conteúdos, ou a preservação/reorganização do núcleo central de uma RS.
Meaningful Learning (ML) is an underlying concept for understanding teaching and learning processes. Also, the theory of Social Representations (SR) proposes a new field of study, rescuing the relevance of common sense knowledge. A challenge emerges from these contributions: how to identify, in school, whether we are facing SL processes or the construction of SR? This article proposes a reflection based upon definitions and processes of knowledge construction in either of the theories to identify parallels and divergences. Both theories show similarities in the processes; however, there are divergences in the objectives and results. For Science Teaching, it is relevant to understand these encounters and disagreements, considering that, when faced with a new concept, the student is faced with two similar paths, which lead to opposite results: contents SL or the preservation/reorganization of the central nucleus of an SR.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87369
ISBN978-85-61702-70-0
Versão da editorahttps://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92737
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC-TeoriasAprendizagem.pdf436,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID