Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87311

TítuloFormação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal
Outro(s) título(s)Teacher training to manage diversities in the regular classroom, in Portugal
Formation des enseignants pour gérer les diversités dans les salles de classe au Portugal
Formación del profesorado para gestionar la diversidad en el aula regular en Portugal
Autor(es)Helena, Inês
Seabra, Filipa
Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveDiversidades
Formação docente
Gestão curricular e pedagógica
Inclusão
Planos curriculares
Diversities
Teacher training
Curricular and pedagogical management
Inclusion
Curriculum plans
Diversités
Formation des enseignants
Gestion curriculaire et pédagogique
Plans d’études
Formación de profesores
Gestión curricular y pedagógica
Inclusión
Planes curriculares
Data2021
EditoraUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
RevistaRevista Lusófona de Educação
CitaçãoInês, I., Seabra, F., & Pacheco, J. A. (2021). Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 53 (53), 11-30. doi.10.24140/issn.1645-7250.rle53.01
Resumo(s)O artigo foca a formação docente de 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, no âmbito da gestão curricular e pedagógica de diversidades, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. A nível nacional, foram analisados todos os planos de estudos dedicados à formação inicial e contínua de professores de 2º CEB. Os objetivos- i) caracterizar os planos de estudos de formação inicial e ii) conhecer a oferta de formação contínua, no âmbito da gestão de diversidades e, em específico, de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades- apelaram a uma metodologia de natureza qualitativa, sendo os dados, sujeitos a análise de conteúdo, recolhidos por pesquisa documental em planos de estudos de formação inicial e em planos de formação contínua. Os resultados destacam uma importância e preocupação crescentes com a gestão de diversidades, visível na inserção de conteúdos curriculares nos planos de formação inicial e contínua. No entanto, esse reconhecimento ainda não foi totalmente generalizado, pelo que consideramos que continuamos em tempos de consolidação.
The article focuses on teacher training in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB) in Portugal, within the scope of the curriculum and pedagogical management of diversities, particularly for students with learning difficulties or disabilities. At the national level, all plans of study dedicated to the initial and continuing training of 2nd CEB teachers were analyzed. The objectives - i) to characterize the initial training study plans and ii) to know the offer of continuous training, in the context of diversity management and, namely, for students with learning difficulties or disabilities - called for a qualitative methodology. The data, subject to content analysis, were collected by documental analysis in initial study plans and in continuous training plans. The results highlight growing importance and concern with the management of diversities, visible in the inclusion of curricular content in initial and continuing training plans. However, this recognition has not yet been fully generalized, which is why we believe that we are still in times of consolidation.
L’article se concentre sur la formation des enseignants de collège au Portugal, dans le cadre du curriculum et de la gestion pédagogique des diversités, en particulier pour les élèves ayant des difficultés d’apprentissage ou des handicaps. Tous les plans nationaux dédiés à la formation initiale et continue de ces enseignants ont été analysés. Les objectifs- i) caractériser les plans d’études de formation initiale et ii) connaître l’offre de formation continue, dans le cadre de la gestion des diversités et, en particulier, pour les étudiants en difficulté ou en situation de handicap- font appel à une méthodologie qualitative. Les données, soumises à analyse de contenu, ont été collectées par analyse de documents dans les plans d’études de formation initiale et dans les plans de formation continue. Les résultats mettent en évidence une importance et une préoccupation croissantes à propos de la gestion des diversités, visibles dans l’inclusion de contenus curriculaires dans les plans de formation initiale et continue. Cependant, cette reconnaissance n’a pas encore été pleinement généralisée, c’est pourquoi nous pensons que nous sommes encore en période de consolidation.
El artículo se centra en la formación del profesorado en el 2º Ciclo de Educación Básica (CEB) en Portugal, en el ámbito del plan de estudios y la gestión pedagógica de las diversidades, especialmente para estudiantes con dificultades de aprendizaje o discapacidad. A nivel nacional, se analizaron todos los planes dedicados a la formación inicial y continua de los docentes de 2º CEB. Los objetivos - i) caracterizar los planes de estudios de formación inicial y ii) conocer la oferta de formación continua, en el ámbito de la gestión de la diversidad y, en particular, para el alumnado con dificultades de aprendizaje o discapacidad - exigían una metodología cualitativa. Los datos, sometidos a análisis de contenido, fueron recogidos por la investigación documental en los planes de estudio de formación inicial y en los planes de formación continua. Los resultados evidencian una creciente importancia y preocupación por la gestión de la diversidad, visible en la inclusión de contenidos curriculares en los planes de formación inicial y continua. Sin embargo, este reconocimiento aún no se ha generalizado del todo, por lo que creemos que aún estamos en tiempos de consolidación.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87311
DOI10.24140/issn.1645-7250.rle53.01
ISSN1645-7250
Versão da editorahttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/809
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Formação docente para gerir diversidades.pdf664,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID