Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8672

TítuloJustiça complexa e educação: uma reflexão sobre dialectologia da justiça em educação
Autor(es)Estêvão, Carlos V.
DataDez-2002
EditoraUniversidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais
Citação“Revista Crítica de Ciências Sociais”. ISSN 0254-1106. 64 (2002) 107-134.
Resumo(s)Problematiza-se o conceito de justiça, designadamente o seu sentido universalista, abstracto e formal, interpretando-o antes como pluralizado e com várias gramáticas. A partir desta contextualização, estudam-se as implicações da justiça complexa no campo da educação e, mais particularmente, nas organizações educativas. Para melhor se compreender a dialéctica da(s) justiça(s) no seio das escolas, reflecte-se, depois, sobre a natureza das organizações escolares, entendendo-as fundamentalmente como espaços “de vários mundos”. Finalmente, apontam-se algumas implicações desta abordagem teórica para uma agenda ética na área da educação.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8672
ISSN0254-1106
Versão da editorahttp://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/64/RCCS64-107-134-Carlos%20Estevao.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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