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https://hdl.handle.net/1822/8672
Título: | Justiça complexa e educação: uma reflexão sobre dialectologia da justiça em educação |
Autor(es): | Estêvão, Carlos V. |
Data: | Dez-2002 |
Editora: | Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais |
Citação: | “Revista Crítica de Ciências Sociais”. ISSN 0254-1106. 64 (2002) 107-134. |
Resumo(s): | Problematiza-se o conceito de justiça, designadamente o seu sentido universalista, abstracto e formal, interpretando-o antes como pluralizado e com várias gramáticas. A partir desta contextualização, estudam-se as implicações da justiça complexa no campo da educação e, mais particularmente, nas organizações educativas. Para melhor se compreender a dialéctica da(s) justiça(s) no seio das escolas, reflecte-se, depois, sobre a natureza das organizações escolares, entendendo-as fundamentalmente como espaços “de vários mundos”. Finalmente, apontam-se algumas implicações desta abordagem teórica para uma agenda ética na área da educação. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8672 |
ISSN: | 0254-1106 |
Versão da editora: | http://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/64/RCCS64-107-134-Carlos%20Estevao.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Justiça complexa e Educação C.V.E.01.pdf | Artigo: Justiça complexa e educação. | 180,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |