Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86501

TítuloA utilização de técnicas de nudges no processo de tomada de decisões financeiras
Outro(s) título(s)The use of nudges techniques in financial decision making
Autor(es)Pita, Joana Filipa Pereira
Orientador(es)Leal, Cristiana Cerqueira
Palavras-chaveAutogestão financeira
Confiança
Nível de literacia financeira
Nudge
Nudges informacionais e regra prática
Financial self-management
Trust
Financial literacy level
Informational nudges and default rule
Data9-Ago-2023
Resumo(s)Ao longo do tempo tem-se verificado que os indivíduos, no seu processo de decisão, necessitam de apresentar um certo nível de conhecimento financeiro e exibir uma capacidade de controlo dos seus impulsos e enviesamentos de forma a tomarem as melhores decisões financeiras. O processo de nudge constitui um processo que poderá auxiliar os indivíduos no seu processo de decisão e permitirá obter melhores resultados. O principal objetivo deste estudo é estudar a forma como o processo de nudge influencia as decisões financeiras da população jovem portuguesa, abordando as dimensões de decisão financeira: poupança e investimento. Deste modo, foi criado um questionário experimental, constituído por um grupo de teste e por um grupo de controle, de modo a avaliar a caraterização financeira do indivíduo, o processo de tomada de decisão do indivíduo, o seu nível de literacia financeira e um exercício experimental de alocação de dinheiro. A amostra em estudo foi constituída por 229 inquiridos, sendo o grupo de teste constituído por 87 inquiridos e o grupo de controle constituído por 142 inquiridos. Os inquiridos classificam o seu nível de conhecimento financeiro como razoável face à média portuguesa, apresentando uma média do nível de literacia financeira de 3,46 numa escala de 0 a 5. O exercício de alocação de dinheiro corresponde a uma tarefa que testa os efeitos de duas intervenções comportamentais do processo de nudge, regra prática e nudges informacionais, na autogestão financeira e na confiança que a recomendação representa para os indivíduos. A análise do exercício revela uma tendência dos indivíduos do grupo de teste a aceitar o nudge nas suas decisões. Os resultados revelam que os modelos que influenciam a autogestão financeira e a confiança nos serviços financeiros, sendo que o grupo de teste constitui uma variável positiva estatisticamente significante com os modelos: confiabilidade e poupança para a melhoria do bem estar do inquirido e, inversamente com o modelo: erros financeiros. Verifica-se, também, que o nível de literacia financeira diminui com a confiabilidade dos inquiridos. Assim, pode concluir-se que o processo de nudge melhora a autogestão financeira e confiança nos serviços financeiros e direciona a decisão dos indivíduos para melhores investimentos.
Over time it has been found that individuals, in their decision-making process, need to have a certain level of financial knowledge and exhibit an ability to control their impulses and biases to make the best financial decisions. The nudge process is a process that can help individuals in their decision-making process and allow them to obtain better results. The main objective of this study is to study how the nudge process influences the financial decisions of the young Portuguese population, addressing the dimensions of financial decisions: savings and investment. Thus, an experimental questionnaire was created, consisting of a test group and a control group, to assess the individual's financial characterization, the individual's decision-making process, the level of financial literacy, and an experimental exercise of money allocation. The sample under study consisted of 229 respondents, with the test group consisting of 87 respondents and the control group consisting of 142 respondents. The respondents classify their level of financial knowledge as reasonable compared to the Portuguese average, presenting an average financial literacy level of 3.46 on a scale of 0 to 5. The money allocation exercise corresponds to a task that tests the effects of two behavioral interventions of the nudge process, rules of thumb and informational nudges, on financial self management and the confidence that the recommendation represents for individuals. The analysis of the exercise reveals a tendency for individuals in the test group to accept the nudge in their decisions. The results reveal that the models that influence financial self-management and trust in financial services, with the test group being a statistically significant positive variable with the models: reliability and savings for the improvement of the respondent's well-being, and inversely with the model: financial errors. It is also found that the level of financial literacy decreases with respondent reliability. Thus, it can be concluded that the nudge process improves financial self management and trust in financial services and directs individuals' decision towards better investments.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão (especialização em Gestão Financeira)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86501
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Filipa Pereira Pita.pdfDissertação de Mestrado663,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID