Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/86465
Title: | Histórias de vida de discentes do Maranhão, Brasil, na construção do processo de ensino |
Other titles: | Life stories of students from Maranhão, Brazil, in the construction of the teaching process |
Author(s): | Costa, Marly Soares da |
Advisor(s): | Zamith-Cruz, Judite |
Keywords: | Adolescentes Desenvolvimento Ensino-aprendizagem Escola-família Teenagers Development Teaching-learning School-family |
Issue date: | 28-Apr-2023 |
Abstract(s): | O presente projeto de pesquisa qualitativa, em Investigação–Ação, inclui o estudo de caso de uma
turma de 6º ano (7 raparigas e 9 rapazes), em que foi referenciado o insucesso escolar. Trata-se de
uma das quatro turmas duma instituição pública Escola Família Agrícola – EFA. Esta Escola de Campo
localiza-se no Brasil – Maranhão e dedica-se ao Ensino Básico (1º ao 9º ano), que abrange as idades
entre os 6 e os 14 anos. Neste contexto secundário, segue-se o modelo pedagógico designado de
Pedagogia de Alternância, em que se atende ao valor do trabalho na comunidade rural e do estudo
convencional.
Houve a intenção de analisar atividades realizadas, no início do ano escolar, em contexto de sala de
aula, pelo grupo de idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos), sendo que a faixa etária
predominante encontra-se entre os 11 e 13 anos, com exceção de uma aluna com 14 anos e 1 aluno
com 17 anos. Através do seu discurso, textos, desenhos e diálogos com os pais e docentrou, procurou se apreender as suas circunstâncias de vida. Tendo em conta as baixas expectativas do corpo docente
no processo de ensino e aprendizagem, quais são as experiências destes jovens e como podem elas
contribuir para o futuro no mercado de trabalho?
Justifica-se que docentes e pais reflitam em conjunto, procurando estratégias ativas e motivantes.
Pretendeu-se explicitar junto dos adultos intervenientes o valor de uma educação emocional e social,
através da intervenção informada e do conhecimento de histórias de vida de discentes, na superação
de vicissitudes. Defende-se ser de valor que adolescentes se apreciem e se sintam competentes e
ativos, transformadores de comunidades, apropriando-se de experiências passadas e quotidianas. This present qualitative research project, in Action-Investigation, comprises the case study of a 6th grade class (7 girls and 9 boys), in which school failure was referenced. It is one of the four classes of from a public institution Agricultural Family School (EFA) . This Field School is in Brazil, - in a municipality of Maranhão, and is dedicated to Elementary School (from 1st to 9th grade), which covers ages between 6 and 14 years. In this secondary context, the pedagogical model called Alternation Pedagogy is followed, in which the value of work in the rural community is considered, in addition to conventional study. The intention was to analyze activities carried out at the beginning of the school year, in the classroom, by the age group between 11 and 17 years old, with the predominant age group being between 11 and 13 years old, except for a 14-year-old student and 1 17-year-old student seeking to apprehend their life circumstances, starting from their speeches, texts and drawings, as well as dialogues with parents and teachers. What are the experiences of these young people, which can contribute to future success in the labor market, given that teachers have low expectations in the teaching and learning process? It is justified that teachers and parents reflect together, seek active and motivating strategies. It was intended to explain to the intervening adults the value of emotional and social education, through informed intervention and knowledge of the life stories of students, on the path to overcoming difficulties. It is defended that adolescents appreciate themselves and feel competent and active as a value, transforming communities, appropriating past and everyday experiences. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86465 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marly Soares da Costa.pdf | Tese de doutoramento | 24,85 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License