Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86182

TítuloIntervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto
Outro(s) título(s)Single session intervention for college students – a pilot study
Autor(es)Rodrigues, Ana Cláudia de Castro
Orientador(es)Braga, Cátia Sofia Macedo
Gonçalves, Miguel M.
Palavras-chaveSaúde mental
Estudantes universitários
Intervenção de sessão única
Estudo piloto
Terapia focada nas soluções
Mental health
College students
Single session intervention
Pilot study
Solution-focused therapy
Data17-Jul-2023
Resumo(s)Em Portugal, o elevado número de estudantes que cumprem critérios para uma perturbação mental e os muitos que se encontram em risco de desenvolver uma perturbação sugerem que, o atual paradigma de tratamento individual e de longo prazo é, provavelmente, inviável para a resolução destes problemas. Portanto, é de extrema importância o desenvolvimento de programas breves de prevenção e intervenção precoces nas universidades, de modo a melhorar o bem-estar psicológico dos estudantes e evitar o desenvolvimento de psicopatologias. As intervenções de sessão única podem ser uma das respostas, tendo mostrado eficácia na redução dos níveis de ansiedade e depressão, da automutilação, dos problemas interpessoais e de outros problemas psicossociais. O presente estudo piloto avalia a implementação e aceitabilidade de uma sessão única, oferecida a estudantes universitários. Assim, são fornecidas orientações relativamente a procedimentos, amostra, recursos e formato de intervenção para um estudo em grande escala que estudará a eficácia de intervenções de sessão única focada nas soluções para estudantes universitários. Para além disso é demonstrada a aceitabilidade desta intervenção numa amostra académica e são também alertados os riscos desta intervenção.
In Portugal, the high number of students who meet criteria for a mental disorder and the many students who are at risk of developing a disorder suggest that the current paradigm of individual and long-term treatment is probably not feasible for solving these problems. Therefore, it is extremely important to develop short prevention and early intervention programs at universities, in order to improve the psychological well-being of students and prevent the development of psychopathologies. Single-session interventions may be one answer, having been shown to be effective in reducing levels of anxiety and depression, self-injury, interpersonal problems, and other psychosocial problems. The presente pilot study evaluates the implementation and acceptability of a single session offered to university students. Therefore, guidelines are provided regarding procedure, sample, resources, and intervention format for a large-scale study that will study the effectiveness of single-session solutions-focused interventions for college students. In addition, the acceptability of this intervention in an academic sample is demonstrated and the risks of this intervention are also highlighted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86182
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Claudia de Castro Rodrigues.pdfDissertação de Mestrado338,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID