Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/86007
Título: | Educação, formação e juventude |
Autor(es): | Marques, Ana Paula |
Data: | 2017 |
Editora: | Petrony Editora |
Resumo(s): | [Excerto] Os jovens são, simultaneamente, uma parte diferenciada e integrante da sociedade, não sendo recetores passivos de normas e modelos socioculturais da mesma. São autores de diferentes esquemas de perceção e interpretação das suas experiências de vida, representando um potencial de recursos e talentos vitais para o desenvolvimento económico e social de cada país. Nesse sentido, as políticas europeias de educação e formação, ainda que sejam prerrogativas adscritas a cada Estado-Membro, têm vindo a assumir desafios convergentes de atuação privilegiada por parte da União Europeia (UE). Estes prendem-se com a elevação do nível de qualificação geral das gerações atuais, a maior participação dos indivíduos na formação contínua, o combate ao desemprego e precariedade, com particular incidência no segmento juvenil, e o reforço da inovação e competitividade no contexto da concorrência mundial. Cada um daqueles desafios remetem-nos para domínios complexos de governação, com diversos atores sociais (supra)nacionais que preconizam um conjunto de objetivos comuns e metas a atingir com alcances diversificados. Por sua vez, os Estados-Membros são pressionados para a monitorização das suas metas a partir de um conjunto de indicadores comuns, fomentando-se a disseminação de informação e a partilha de boas práticas. [...] |
Tipo: | Publicação pedagógica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86007 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CICS-UMINHO - Outras publicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Enciclopédia da União Europeia.pdf | 835,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |