Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/85992

TitleDo monopólio do saber à lógica de mercado: a profissão do académico
Author(s)Marques, Ana Paula
Antunes, Helena
KeywordsEnsino superior
Profissão académica
Carreira académica
Identidade profissional
Issue date2022
PublisherUniversidade do Minho
CitationAntunes, H.; Marques, A. P. (2022). Do monopólio do saber à lógica de mercado: a profissão do académico. IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (pp.1-17)
Abstract(s)As reformas educativas nas Instituições do Ensino Superior (IES) têm sido enquadradas num movimento de fundo em si controverso, que aproxima os desígnios do ensino e da investigação ao mundo empresarial. Epítetos de “universidade empreendedora” ou “capitalismo académico” expressam esse movimento de “empresarialização” académica. Recentemente, por força da pandemia da COVID-19, assiste-se a uma intensificação da utilização de dispositivos digitais nas práticas científico-pedagógicas. Neste processo, docentes e investigadores são compelidos a maior produtividade, a desempenho de funções gestionárias e de responsabilidade, para além das funções de docência e investigação. Importa refletir sobre as implicações de um crescente hibridismo de funções e da relação com o trabalho e a carreira profissional, com um víeis significativo para a desprofissionalização e precarização das relações de trabalho. Esta investigação poderá contribuir para o desenho e a reformulação de políticas públicas que permitam atenuar a tendência de “empresarialização” do ensino superior (ES) e hibridismo dos académicos e, ao mesmo tempo, restruturar o ensino e a investigação orientados para modelos de ensino e investigação alternativos.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85992
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2022) Do monopólio do saber à lógica de mercado a profissão do académico.pdf300,21 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID