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TítuloImpacto das barreiras à digitalização na adoção de tecnologias digitais nas empresas portuguesas
Autor(es)Teles, Ana Carlota Castro
Orientador(es)Barbosa, Natália
Palavras-chaveBarreiras
Digitalização
Tecnologias digitais
Barriers
Digitalization
Digital technologies
Data27-Jul-2023
Resumo(s)Muitos estudos têm vindo a analisar os benefícios para as empresas provenientes da adoção de tecnologias digitais. Para além do mais, esses benefícios têm se expandido para fora das empresas, contribuindo também para o crescimento macroeconómico. Contudo, apesar de todos os benefícios que são conhecidos, muitas empresas continuam relutantes à transformação digital e outras, apesar dos esforços, não são capazes de ultrapassar as barreiras à digitalização. Por este motivo, torna-se pertinente estudar as barreiras à digitalização e o seu impacto na tomada de decisão das empresas relativamente à adoção de tecnologias digitais. Para tal, na realização desta dissertação foram levantadas duas questões: “As barreiras existentes na adoção de tecnologias digitais afetam a intensidade de digitalização das empresas?”, “Que barreiras têm um impacto mais significativo na tomada de decisão das empresas na adoção de digitalização?”. Para a realização deste estudo e de forma a ser possível responder às questões de investigação foram utilizados dados de 2014 a 2020 do INE resultantes do Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas (IUTICE), procedendo à utilização de modelos econométricos como o modelo logit e o modelo binomial negativo. Os resultados obtidos mostraram, notoriamente, que as barreiras à digitalização têm um impacto negativo tanto na adoção de tecnologias digitais como na intensidade digitalizadora das empresas. Além disso, os resultados comprovaram também que quanto mais tecnologias digitais uma empresa adota, maior é a probabilidade de vir a adotar outras tecnologias adicionais. Adicionalmente, e no que concerne às barreiras à digitalização especificamente, foi possível concluir que o tipo de barreiras que pareceu ter mais impacto na adoção de tecnologias digitais foram as referentes à segurança cibernética. Por outro lado, as barreiras financeiras foram as que pareceram revelar-se menos significativas. Por fim, e fazendo uma breve comparação entre as PMEs e as grandes empresas, constatamos que as PMEs têm vindo a ficar um pouco para trás no que concerne à transformação digital. Deste modo, o presente estudo pode se tornar numa base sólida para que a adoção de tecnologias digitais seja bem-sucedida, contribuindo para que as empresas consigam aproveitar todos os benefícios resultantes da digitalização.
Many studies have been analysing the benefits from the adoption of digital technologies for firms. Moreover, these benefits are no longer just for firms and have also been contributing to macroeconomic growth. However, despite all the benefits that are increasingly known, many companies remain reluctant to digital transformation and others, despite efforts, are not able to overcome the barriers to digitalization. For this reason, it is pertinent to study the barriers to digitalization and its impact on companies' decision-making regarding the adoption of digital technologies. Carrying out this dissertation, two questions were raised: “Do the existing barriers in the adoption of digital technologies affect the intensity of digitalization of firms?”, “Which barriers have a more significant impact on the decision-making of companies when adoption digitalization?”. In order to be able to answer the research questions, were used data from 2014 to 2020 from INE, resulting from the Survey on the Use of Information and Communication Technologies in Companies, proceeding with the use of econometric models such as the logit model and the negative binomial model. The results obtained notoriously showed that the barriers to digitalization have a negative impact both on the adoption of digital technologies and on the digitalization intensity of firms. In addition, the results also proved that the more digital technologies a company adopts, the greater is the probability of adopting other additional technologies. Additionally, and regarding barriers to digitalization specifically, it was possible to conclude that the type of barriers that seemed to have the most impact on the adoption of digital technologies were those related to cybersecurity. On the other hand, financial barriers were the ones that seemed to be less significant. Finally, and making a brief comparison between SMEs and large companies, we find that SMEs have been a little behind in terms of digital transformation. The present study can become a solid basis for the adoption of digital technologies to be successful, helping companies to be able to take advantage of all the benefits resulting from digitalization.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85843
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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