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TítuloDesign centrado no ser humano em pedidos de medicação: uma abordagem digital à farmácia hospitalar
Outro(s) título(s)Human centered design in medication ordering: a digital approach to hospital pharmacy
Autor(es)Alves, Sandra Catarina da Silva
Orientador(es)Crispim, José António Almeida
Palavras-chaveDesign centrado no ser humano
Farmácia hospitalar
Grupo de foco
Inovação digital
Pedido de medicação
Digital innovation
Focus group
Human centered design
Hospital pharmacy
Medication ordering
Data25-Jul-2023
Resumo(s)A presente dissertação aborda a temática da inovação digital em Farmácia Hospitalar utilizando a metodologia design centrado no ser humano, a qual decorreu nos Serviços Farmacêuticos do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães E.P.E. Os Serviços Farmacêuticos têm como principal função garantir uma disponibilidade adequada de medicamentos e produtos de saúde, funcionando como elo de ligação aos serviços clínicos. Com o conhecimento de que a inovação digital traz um aumento da qualidade do serviço tornando as atividades mais simples, estruturadas e seguras, resultando numa melhor eficácia nas operações trazendo não só resultados internos do serviço, mas também resultados conjuntos com outros serviços do hospital, o objetivo geral do estudo é promover a farmácia digital. A distribuição de medicamentos é o denominador comum e a face mais visível da atividade farmacêutica. Neste caso, o projeto é aplicado aos pedidos de medicação dos serviços de internamento em dose unitária. O circuito do medicamento atravessa várias classes profissionais, o que implica uma boa gestão nos procedimentos de modo a garantir a segurança dos doentes e que os recursos não sejam desperdiçados. Este projeto teve por base a metodologia de design centrado no ser humano, definida com uma abordagem criativa com foco nos utilizadores atendendo às suas necessidades e requisitos, dividida em três fases, inspiração, ideação e implementação. Esta metodologia teve recurso a métodos qualitativos de pesquisa, os quais foram os grupos de foco e observação de processos. Na totalidade foram realizadas três sessões de grupo de foco, que tiveram como propósitos, identificar causas e consequências, procurar soluções inovadoras e criar protótipos. Das várias ideias resultaram três protótipos e os respetivos potenciais benefícios para, de forma inovadora e digital, reduzir o problema estudado. A aplicação dos protótipos obriga a desenvolvimentos informáticos e investimentos financeiros, o que leva a algumas limitações neste estudo, contudo foram efetuadas recomendações e indicações práticas que apontam melhorar o processo de pedidos de medicação dos serviços de internamento em âmbito hospitalar.
The following dissertation explores the theme digital innovation in Hospital Pharmacy using the methodology human centered design, which took place in the Pharmaceutical Services of the Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães E.P.E. The main function of the Pharmaceutical Services is to ensure an adequate availability of medicines and health products, while also acting as a link between clinical services. With the understanding that digital innovation improves the service quality by making activities easier, more structured, and safer, resulting in better efficiency in operations bringing not only internal service results, but also cooperative results with other hospital services, the overall objective of the study is to promote digital pharmacy. The distribution of medicines is the common denominator and the most visible face of the pharmaceutical activity. In this specific context, the project is applied to medication requests from the inpatient services in unit dose form. The medication circuit involves several professional classes, which requires good management procedures in order to ensure patient safety and prevent waste of resources. This project was based on the methodology of human centred design, defined as a creative approach focusing on users and their needs and requirements, divided into three phases, inspiration, ideation and implementation. This methodology had recourse to qualitive research methods, namely focus groups and process observation. Three focus group sessions were held in total, with the purpose of identifying causes and consequences, exploring innovative solutions, and creating prototypes. The various ideas resulted in three prototypes and the respective benefits for reducing the problem studied in an innovative and digital manner. The application of the prototypes requires computer development and financial investment, which leads to some limitations in this study. However, recommendations and practical indications were made with a view to improve the medication request process in hospital inpatient services.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTrabalho de projeto de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85819
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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