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https://hdl.handle.net/1822/85808
Título: | (Des)classificações em torno dos diplomas universitários: o caso das ciências de engenharia |
Autor(es): | Marques, Ana Paula |
Palavras-chave: | Diploma Inserção profissional Classificações Identidade |
Data: | 2004 |
Editora: | Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho (APSIOT) |
Revista: | O & T - Organizações e Trabalho |
Resumo(s): | Face ao alongamento da escolaridade de novas gerações e das propostas cada vez mais diversificadas de oferta de cursos pelas universidades, a definição prévia da imagem da profissão tende a diluir-se em detrimento de uma definição ao longo ou após o curso. Este processo é reforçado pela transformação nos modos de transmissão de saberes e nos referenciais identitários. Com base numa investigação aprofundada realizada a uma fileira de estudos - ciências de engenharia - e delimitada aos finalistas e diplomados da Universidade do Minho (Marques, 2006), foi-nos possível analisar as posições desigualmente assumidas pelos jovens perante as várias designações de licenciaturas, cujos limites do exercício da actividade profissional nem sempre permitem que se distingam entre si. A partir das informações recolhidas formulamos a hipótese de que na base da explicação e compreensão das orientações simbólico-culturais, que enformam tais posições, estão presentes várias relações cuja importância varia em função: i) da formação académica e do desempenho profissional, ii) das expectativas e das condições projectadas de inserção profissional e iii) das orientações normativas e culturais perante o trabalho e o emprego. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85808 |
ISSN: | 0871-4835 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CICS-UMINHO - Artigos em Revistas Nacionais/Articles in National Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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(2007) “(Des)classificações em torno dos diplomas universitários.pdf | 6,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |